Identificação
Identificação pessoal
- Nome completo
- Joana Raquel Faria de Sousa
Nomes de citação
- Sousa, Joana
- Sousa, Joana Raquel Faria
- Sousa, Joana Raquel
Identificadores de autor
- Ciência ID
- B214-CC74-A817
- ORCID iD
- 0000-0002-6911-7413
- Researcher Id
- E-8806-2015
- Scopus Author Id
- 56783632100
Endereços de correio eletrónico
- jsousa@ie.uminho.pt (Profissional)
Telefones
- Telefone
-
- 253604686 (Profissional)
Moradas
- Universidade do Minho, Centro de Investigação em Educação (CIEd), Campus de Gualtar, 4710-057 , Braga , Braga, Portugal (Profissional)
Websites
- https://cied.uminho.pt/user/1452 (Profissional)
- https://www.researchgate.net/profile/Joana_Sousa20 (Profissional)
Domínios de atuação
- Ciências Sociais - Ciências da Educação
Idiomas
Idioma | Conversação | Leitura | Escrita | Compreensão | Peer-review |
---|---|---|---|---|---|
Português (Idioma materno) | |||||
Inglês | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) |
Espanhol; Castelhano | Utilizador independente (B2) | Utilizador independente (B2) | Utilizador independente (B2) | Utilizador independente (B2) | |
Francês | Utilizador elementar (A1) | Utilizador independente (B1) | Utilizador elementar (A1) | Utilizador elementar (A1) | |
Galego | Utilizador independente (B1) | Utilizador independente (B1) | Utilizador independente (B1) | Utilizador independente (B1) | |
Norueguês | Utilizador elementar (A1) | Utilizador elementar (A1) | Utilizador elementar (A1) | Utilizador elementar (A1) |
Formação
Grau | Classificação | |
---|---|---|
2014/09/01 - 2019/02/04
Concluído
|
Ph.D in Educational Sciences [Ciências da Educação] (Doutoramento)
Especialização em Curriculum Development [Desenvolvimento Curricular]
Universidade do Minho, Portugal
"Conceptualising the kindergarten curriculum in the context of the Schools' External Evaluation in Portugal [Conceptualizar
o currículo da educação pré-escolar no contexto da Avaliação Externa das Escolas em Portugal] " (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
Unanimously Approved [Aprovado por unanimidade] |
2015/10/06 - 2016/02/16
Concluído
|
English C1 [Inglês C1 ] (Outros)
Universidade do Minho Instituto de Letras e Ciências Humanas, Portugal
|
|
2014/10/14 - 2015/02/10
Concluído
|
English B2 [Inglês B2] (Outros)
Universidade do Minho Instituto de Letras e Ciências Humanas, Portugal
|
|
2013/05 - 2014/01/31
Concluído
|
Pos-graduate Studies in Quality, Management and Evaluation in Rehabilitation Entities [Qualidade, Gestão e Avaliação em Entidades
de Reabilitação] (Pós-Graduação)
Universidade Lusíada de Vila Nova de Famalicão, Portugal
|
16 |
2011/09 - 2013/12/19
Concluído
|
Master in Educational Sciences [Ciências da Educação] (Mestrado)
Especialização em Desenvolvimento Curricular [Curriculum Development]
Universidade do Minho, Portugal
"Impacto de um dispositivo de avaliação externa na avaliação da qualidade em creche: um estudo sobre as perspetivas de desenvolvimento
profissional nos educadores de infância" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
17 |
2004/09 - 2008/07/04
Concluído
|
Degree in Early Childhood Education [Educação de Infância] (Licenciatura)
Escola Superior de Educação de Santa Maria, Portugal
|
16 |
2007/02/01 - 2007/05/04
Concluído
|
Graduate Studies in Multicultural Identity in a Global World (Postgraduate Certificate)
OsloMet - storbyuniversitetet, Noruega
|
B |
Percurso profissional
Ciência
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2022/10/01 - Atual | Investigador (Investigação) | Universidade do Minho, Portugal |
Universidade do Minho Centro de Investigação em Educação, Portugal | ||
2019/07/01 - 2021/09/30 | Investigador (Investigação) | Universidade do Minho Centro de Investigação em Educação, Portugal |
Universidade do Minho Centro de Investigação em Educação, Portugal | ||
2018/09/01 - 2019/06/30 | Gestão de Ciência e Tecnologia | Universidade do Minho, Portugal |
Gabinete de Apoio a Projetos (GAP) da Universidade do Minho [Project Support Office (GAP) of the University of Minho], Portugal | ||
2014/09/01 - 2018/08/31 | Investigador (Investigação) | Fundação para a Ciência e a Tecnologia, Portugal |
Universidade do Minho Centro de Investigação em Educação, Portugal | ||
2012/09/01 - 2014/08/31 | Estagiário de Investigação (Investigação) | Universidade do Minho Centro de Investigação em Educação, Portugal |
Universidade do Minho Centro de Investigação em Educação, Portugal |
Docência no Ensino Superior
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2021 - 2021 | Professor Visitante (Docente Universitário) | Universidad Autónoma de Madrid, Espanha |
Universidad Autónoma de Madrid, Espanha |
Outras Carreiras
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2009/09/01 - 2014/08/31 | Educador de infância (Educador de Infância) | Jardim de Infância Mais Plural, Portugal |
2009/09/01 - 2012/07/31 | Professor do ensino básico e secundário (Professor do ensino básico e secundário) | Ministério da Educação, Portugal |
2008/09/01 - 2009/08/31 | Educador de infância (Educador de Infância) | Jardim de Infância Pedra Branca, Portugal |
Jardim de Infância Pedra Branca, Portugal |
Outros
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2021/10/01 - 2022/09/30 | Project Coordinator, PhD | Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3ES) [Higher Education Assessment and Accreditation Agency ], Portugal |
Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3ES) [Higher Education Assessment and Accreditation Agency ], Portugal |
Projetos
Bolsa
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2014/09/01 - 2018/08/31 | Conceptualising the early childhood education curriculum in the context of the External Evaluation of Schools in Portugal
[Conceptualizar o Currículo da Educação Pré-Escolar no contexto da Avaliação Externa das Escolas em Portugal]
SFRH/BD/93389/2013
Bolseiro de Doutoramento
Universidade do Minho Centro de Investigação em Educação, Portugal
|
National Foundation for Science and Technology Development
Concluído
|
Projeto
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2022/10/01 - 2028/09/30 | Schools internal improvement mechanisms in Portugal: a comprehensive approach to Schools Self-Evaluation in the External Evaluation
of Schools context
2021.03265.CEECIND/CP1664/CT0025
Universidade do Minho, Portugal
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Em curso
|
2021/09 - 2025/08 | Teaching professionalization: Discourses, policies and practices. New approaches and proposals [Profesionalización docente:
Discursos, políticas y prácticas. Nuevos enfoques y propuestas]
Investigador
Universidad Autónoma de Madrid, Espanha
|
Agencia Estatal de Investigación
Em curso
|
2019/07/01 - 2021/09/30 | Mechanisms of schools and inspectorate change. A study on the 3rd cycle of external evaluation of non-higher education schools
in Portugal [Mecanismos de mudança nas escolas e na inspeção. Um estudo sobre o 3.º ciclo de Avaliação Externa de Escolas
no Ensino Não Superior, em Portugal]
Investigador
Universidade do Minho Centro de Investigação em Educação, Portugal
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Em curso
|
2018/04 - 2018/12 | CROSSCUT: Cross-Curricular Teaching
Outra
Universidade do Minho Centro de Investigação em Educação, Portugal
Universidade do Minho Centro de Investigação em Estudos da Criança, Portugal Centre international d’études pédagogiques, França Institut français de l'Education, Ecole Normale Supérieure de Lyon, França Laboratory for Coherent Education and Learning, University College Lillebaelt, Dinamarca Educational Research Institute, Polónia Universidade Aberta, Portugal Utdanningsdirektoratet, Noruega CICERO Learning, Faculty of Educational Sciences, University of Helsinki, Finlândia Association for Teacher Education in Europe, Bélgica Centro de Formação Franscisco de Holanda, Portugal Consortium of Institutions for Development and Research in Education in Europe, Irlanda Ecole supérieure de l'éducation nationale, de l’enseignement supérieur et de la recherche, França European Federation for intercultural learning, Bélgica Ministère de l'éducation nationale, de l’enseignement supérieur et de la recherche, França Pädagogische Hochschule Weingarten, Alemanha Réseau national des Écoles supérieures du professorat et de l’éducation (Réseau des INSPÉ), França |
European Commission
Concluído
|
Outro
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2015/09 - Atual | Schools Self-Evaluation Observatory [Observatório de Autoavaliação de Escolas]
Investigador
Universidade do Minho Centro de Investigação em Educação, Portugal
Universidade do Minho Centro de Investigação em Estudos da Criança, Portugal Universidade Aberta Laboratório de Educação a Distância e E-learning, Portugal Réseau national des Écoles supérieures du professorat et de l’éducation (Réseau des INSPÉ), França |
Em curso
|
2012/09 - 2015/07 | Impact and effects of External Evaluation of Schools in Non-Higher Education [Impacto e efeitos da Avaliação Externa das Escolas
no Ensino não Superior]
PTDC/CPE-CED/116674/2010
Outra
Universidade do Minho Centro de Investigação em Educação, Portugal
Universidade Aberta Laboratório de Educação a Distância e E-learning, Portugal Universidade do Porto Centro de Investigação e Intervenção Educativas, Portugal Universidade de Coimbra Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX, Portugal Universidade do Algarve Centro de Investigação em Educação de Adultos e Intervenção Comunitária, Portugal |
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
|
Produções
Publicações
Artigo em conferência |
|
Artigo em revista |
|
Capítulo de livro |
|
Edição de livro |
|
Poster em conferência |
|
Resumo em conferência |
|
Tese / Dissertação |
|
Outros
Outra produção |
|
Atividades
Apresentação oral de trabalho
Título da apresentação | Nome do evento Anfitrião (Local do evento) |
|
---|---|---|
2019/06 | Curriculum Studies: a note on the non-epistemological crisis in an era of accountability policies [Estudos Curriculares: uma nota sobre a crise não epistemológica numa era de políticas de responsabilização] | 4th Euro ACS Conference on Curriculum Studies. "Curriculum: origins, trajectories and practices"
University of Maynooth (Maynooth, Irlanda)
|
2019/02/22 | O currículo da educação pré-escolar no contexto da Avaliação Externa das Escolas [The kindergarten curriculum in the context of the Schools’ External Evaluation] | I MAEE - Mecanismos de mudança nas escolas e na inspeção; IV SOAAE - Observatório de Autoavaliação de Escolas “Currículo,
Avaliação e Práticas escolares”
Universidade do Minho (Braga, Portugal)
|
2018/11 | Perceções sobre o currículo da educação pré-escolar no contexto da Avaliação Externa das Escolas em Portugal [Perceptions about the pre-school education curriculum in the context of Schools’ External Evaluation in Portugal] | VI CLBSE- Colóquio Luso-Brasileiro de Sociologia da Educação
Universidade do Minho (Braga, Portugal)
|
2018/07 | Research project: Conceptualising kindergarten curriculum in the Schools’ External Evaluation context [Projeto de investigação: conceptualizar o currículo da educação pré-escolar no contexto de Avaliação Externa das Escolas] | EERA Summer School 2018: Qualitative and Mixed Methods Research Designs: From designing to publishing
Masaryk University (Brno, República Checa)
|
2018/06 | For a perspective about the Schools’ External Evaluation [Para uma perspectiva sobre a Avaliação Externa das Escolas] | CROSSCUT 2018 - International Congress of Cross-Curricular Teaching “Curriculum Flexibility and innovation”
Univerisidade do Minho (Guimarães, Portugal)
|
2017/11 | Performativity practices and the curricular changes | WERA Focal Meeting 2017
The Education University of Hong Kong (Hong Kong, Hong Kong)
|
2017/07 | External Evaluation of Schools and curriculum [Avaliação Externa das Escolas e currículo] | III CLABQC - Colóquio Luso-Afro-Brasileiro de Questões Curriculares - Educação, Formação e Crioulidade
University of Cabo Verde (Praia, Cabo Verde)
|
2017/05 | External Evaluation of Schools and its effects on the early childhood education curriculum in Portugal [A Avaliação Externa de Escolas e os seus efeitos no currículo da educação pré-escolar em Portugal] | Observatório de Práticas Escolares (OPE)
Santa Catarina State University (UDESC) (Florianópolis, Brasil)
|
2017/05 | The influence of the External Evaluation of Schools on the curriculum [A influência da Avaliação Externa das Escolas no currículo] | Seminário Internacional de políticas públicas em educação: avaliação educacional, prestação de contas e responsabilização
(accountability) em contextos ibero e latino-americanos
University of West Santa Catarina (UNOESC) (Joaçaba, Brasil)
|
2017/03 | An analysis of the school practices in the context of the curriculum theories [Uma leitura das práticas escolares no contexto das teorias curriculares] | Curso de formação: Das salas de aula aos contextos sociais - políticas de regulação local
Centro de Formação Beatriz Serpa (Montemor-o-Novo, Portugal)
|
2017/02 | The External Evaluation of Schools and teacher professional development [A Avaliação Externa das Escolas e o desenvolvimento profissional docente] | Seminário Internacional Currículo e Desenvolvimento Profissional Docente
University of Minho (Braga, Portugal)
|
2016/11 | Early childhood educators training: what challenges? [Formação de Educadores de Infância: que desafios?] | Seminário da Rede para o Desenvolvimento de Novos Paradigmas da Educação: Que Educação para Portugal?
University of Lisbon (Lisbon, Portugal)
|
2016/10 | The influence of the External Evaluation of Schools on curriculum [A influência da Avaliação Externa das Escolas no currículo] | Seminário Luso-Brasileiro - Gestão, Currículo e Qualidade em Educação: Experiências em diferentes contextos
University of Minho (Braga, Portugal)
|
2016/06 | Collaborative education research with stakeholders: the Schools Self-evaluation Observatory [Investigação colaborativa em educação com os stakeholders: o Observatório de Autoavaliação de Escolas] |
University of Évora (Évora, Portugal)
|
2016/06 | The effects of the External Evaluation of Schools on the early childhood curriculum | EERA Summer School 2016: Methods and Methodology in Educational Research
Johannes Kepler University (Linz, Áustria)
|
2016/05 | Schools Internal Evaluation: theoretical and conceptual framework [Avaliação Interna de Escolas: Quadro teórico e conceptual] |
Agrupamento de Escolas de Gondifelos (Vila Nova de Famalicão, Portugal)
|
2015/09 | External Evaluation of Schools effects on the restructuring of the early childhood curriculum in Portugal | ECER 2015 - European Conference on Educational Research
University of Budapest (Budapest, Hungria)
|
2015/09 | External evaluators and school principals' speeches: what coherence? [Os avaliadores externos e os discursos dos diretores de escola: que coerência?] | XIII Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia
University of A Coruña (Coruña, Espanha)
|
2015/09 | The internationalization of the External Evaluation of Schools: the global and the Portuguese perspective | European Conference on Educational Research - ECER 2015
University of Budapest (Budapest, Hungria)
|
2015/05 | External Evaluation of Schools: findings from a Case Study [Avaliação Externa das Escolas: Resultados de um Estudo de Caso] |
University of Minho (Braga, Portugal)
|
2014/10 | External Evaluation of Schools: a Case Study [Avaliação Externa das Escolas: Análise de um Estudo de Caso] |
Lisbon University (Lisbon, Portugal)
|
Orientação
Título / Tema Papel desempenhado |
Curso (Tipo) Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2020/07 - Atual | Efeitos da Avaliação da Escola na mudança das práticas curriculares [Effects of School Evaluation on changing curricular practices]
(FCT/CIEd UI/BD/1554491/2022)
Orientador
|
Ciências da Educação, especialidade em Desenvolvimento Curricular (Doutoramento)
Universidade do Minho, Portugal
|
2019/12 - Atual | Self-evaluation in the context of the External Evaluation of Schools: from the process development to the impact on curricular
and pedagogical decisions [A autoavaliação no contexto da Avaliação Externa das Escolas: do desenvolvimento do processo ao
impacto nas decisões curriculares e pedagógicas]
Coorientador
|
Ciências da Educação, especialidade em Desenvolvimento Curricular (Doutoramento)
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal
|
2023/04 - 2023/09 | Trends in contemporary perspectives on the development of schools: a longitudinal analysis of External Evaluation of Schools
reports, published by the General Inspectorate of Education and Science [Tendências das perspetivas contemporâneas sobre o
desenvolvimento das escolas: uma análise longitudinal dos relatórios de Avaliação Externa das Escolas, publicados pela Inspeção-Geral
da Educação e Ciência] - UMinho Research Initiation Award [Prémio de Iniciação à Investigação UMinho]
Orientador
|
Universidade do Minho, Portugal
|
Organização de evento
Nome do evento Tipo de evento (Tipo de participação) |
Instituição / Organização | |
---|---|---|
2020/03/07 - Atual | II MAEE - Seminário “Mecanismos de Mudança nas Escolas e na Inspeção” [II MAEE - Seminar Mechanisms of school and inspectorate
change] (2020/03/07)
Congresso (Membro da Comissão Organizadora)
|
|
2020/02/07 - 2020/02/07 | Sessão de esclarecimento do Observatório de Autoavaliação de Escolas [Self-Evaluation Observatory of Schools Meeting] (2020/02/07 - 2020/02/07)
Encontro (Coorganizador)
|
Universidade do Minho Centro de Investigação em Educação, Portugal |
2019/09/20 - 2019/09/21 | II SCIF – Seminário de Currículo, Inovação e Flexibilização [Seminar on Curriculum, Innovation and Flexibility] (2019/09/20 - 2019/09/21)
Seminário (Membro da Comissão Organizadora)
|
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal |
2019/09/20 - 2019/09/20 | II SCIF – Seminário de Currículo, Inovação e Flexibilização [Seminar on Curriculum, Innovation and Flexibility] - Moderadora
da Conferência “Inovação Curricular e Pedagógica: contributos para uma reflexão” de Rui Trindade [Moderator of the Conference
“Curricular and Pedagogical Innovation: contributions to a reflection” by Rui Trindade] (2019/09/20 - 2019/09/21)
Seminário (Outra)
|
Universidade do Minho Centro de Investigação em Educação, Portugal |
2019/07/05 - 2019/07/05 | Sessão de esclarecimento do Observatório de Autoavaliação de Escolas [Self-Evaluation Observatory of Schools Meeting] (2019/07/05 - 2019/07/05)
Encontro (Coorganizador)
|
Universidade do Minho Centro de Investigação em Educação, Portugal |
2019/02/21 - 2019/02/23 | V SOAAE - Seminário do Observatório de Autoavaliação de Escolas e o I Seminário do Projeto MAEE “Currículo, Avaliação e Práticas
escolares” [Seminar of the Self-Evaluation Observatory of Schools and the 1st Seminar of the MAEE Project “Curriculum, Evaluation
and School Practices”] - Coordenadora do secretariado do evento [Coordination of the secretariat] (2019/02/21 - 2019/02/23)
Seminário (Outra)
|
Universidade do Minho Centro de Investigação em Educação, Portugal |
2018/09/10 - 2018/09/12 | IV CLABQC - Colóquio Luso-Afro-Brasileiro de Questões Curriculares “Decisões Curriculares: Ensinar e Aprender na Escola e
na Sociedade” [IV CLABQC - Luso-Afro-Brazilian Colloquium on Curricular Issues “Curricular Decisions: Teaching and Learning
at School and in Society”] (2018/09/10 - 2018/09/12)
Congresso (Membro da Comissão Organizadora)
|
Universidade Lusíada de Lisboa Instituto de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal |
2017/07 - 2018/09 | Oficina de Formação “Práticas de inovação curricular em contexto escolar”, Agrupamento de Escolas de Freixo ["Practices of
curricular innovation in the school context", Freixo School Cluster] (2017/07 - 2018/09)
Oficina (workshop) (Coorganizador)
|
Universidade do Minho Centro de Investigação em Educação, Portugal |
2018/07/06 - 2018/07/07 | I SCIF – Seminário de Currículo, Inovação e Flexibilização [Seminar on Curriculum, Innovation and Flexibility] (2018/07/06 - 2018/07/07)
Seminário (Membro da Comissão Organizadora)
|
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal |
2018/06/28 - 2018/06/29 | CROSSCUT - International Congress of Cross-Curricular Teaching “Curriculum Flexibility and innovation”, organized by the CROSSCUT
network. [Congresso Internacional de Ensino Transversal Currícular “Flexibilidade Curricular e Inovação”, organizado pela
rede CROSSCUT]. (2018/06/28 - 2018/06/29)
Congresso (Membro da Comissão Organizadora)
|
Universidade do Minho Centro de Investigação em Estudos da Criança, Portugal |
2018/06/28 - 2018/06/29 | CROSSCUT 2018 - International Congress of Cross-Curricular Teaching “Curriculum Flexibility and innovation” - Coordenadora
do Simpósio Avaliação, Currículo e Ensino Transversal [Coordinator of the Symposium Evaluation, Curriculum and Cross-Curricular
Teaching]
(2018/06/28 - 2018/06/29)
Simpósio (Coorganizador)
|
Universidade do Minho Centro de Investigação em Estudos da Criança, Portugal |
2018/01/24 - 2018/01/25 | IV COLBEDUCA - Colóquio Luso-Brasileiro de Educação e II CIEE - Seminário de Currículo, Inclusão e Educação Escolar “Currículo
e Inclusão em Tempos de Internacionalização” [IV COLBEDUCA - Luso-Brazilian Colloquium on Education and II CIEE - Seminar
on Curriculum, Inclusion and School Education “Curriculum and Inclusion in Times of Internationalization”] (2018/01/24 - 2018/01/25)
Congresso (Membro da Comissão Organizadora)
|
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal Universidade do Estado de Santa Catarina, Brasil |
2018/01/24 - 2018/01/25 | IV COLBEDUCA - Colóquio Luso-Brasileiro de Educação e II CIEE - Seminário de Currículo, Inclusão e Educação Escolar “Currículo
e Inclusão em Tempos de Internacionalização” [Luso-Brazilian Colloquium on Education and II CIEE - Seminar on Curriculum,
Inclusion and School Education “Curriculum and Inclusion in Times of Internationalization”] - Moderadora da Mesa-Redonda Currículo,
internacionalização e educação inclusiva [Moderator of the Roundtable: Curriculum, internationalization and inclusive education] (2018/01/24 - 2018/01/25)
Congresso (Outra)
|
Universidade do Minho, Portugal |
2017/07 - 2017/09 | Oficina de Formação "Práticas de inovação curricular em contexto escolar", Agrupamento de Escolas de Pedome ["Pedagogical
supervision in the context of the Schools’ External Evaluation", Pedome School Cluster] (2017/07 - 2017/09)
Oficina (workshop) (Coorganizador)
|
Universidade do Minho Centro de Investigação em Educação, Portugal |
2017/07/06 - 2017/07/07 | III CLABQC - Colóquio Luso-Afro-Brasileiro de Questões Curriculares “Educação, Formação e Crioulidade” [III Luso-Afro-Brazilian
Colloquium on Curricular Issues “Education, training and Creolity”] (2017/07/06 - 2017/07/07)
Congresso (Membro da Comissão Organizadora)
|
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal Universidade de Cabo Verde, Cabo Verde Universidade do Estado de Santa Catarina, Brasil |
2017/03 - 2017/05 | Oficina de Formação "Supervisão pedagógica no contexto de Avaliação Externa de Escolas", Observatório de Autoavaliação de
Escolas ["Pedagogical supervision in the context of the Schools’ External Evaluation", Self-Evaluation Observatory of Schools] (2017/03 - 2017/05)
Oficina (workshop) (Coorganizador)
|
Universidade do Minho Centro de Investigação em Educação, Portugal |
2017/03/27 - 2017/03/27 | VII ICCS - International Conference on Curriculum Studies “Concerning Curriculum Studies in Educational Experience” [Conferência
Internacional sobre Estudos Curriculares “Considerando os Estudos Curriculares na Experiência Educacional”] (2017/03/27 - 2017/03/27)
Congresso (Membro da Comissão Organizadora)
|
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal |
2017/03/27 - 2017/03/27 | VII ICCS - International Conference on Curriculum Studies “Concerning Curriculum Studies in Educational Experience” [International
Conference on Curriculum Studies “Concerning Curriculum Studies in Educational Experience”] - Moderadora da Conferência “Curriculum
and Post-Colonial Studies” de Jesus Maria Sousa [Moderator of the Conference “Curriculum and Post-Colonial Studies” by Professor
Jesus Maria Sousa ] (2017/03/27 - 2017/03/27)
Congresso (Outra)
|
Universidade do Minho Centro de Investigação em Educação, Portugal |
2017/03 - 2017/03 | Curso de Formação "Das salas de aula aos contextos sociais – políticas de regulação local", Escola Secundária de Montemor-o-Novo
e Centro de Formação Beatriz Serpa Branco ["From classrooms to social contexts: local regulation policies", Montemor-o-Novo
School Cluster and Beatriz Serpa Branco Schools Association Training Centers (CFAE)] (2017/03 - 2017/03)
Oficina (workshop) (Coorganizador)
|
Universidade do Minho Centro de Investigação em Educação, Portugal |
2017/02/06 - 2017/02/06 | Seminário Internacional “Currículo e Desenvolvimento Profissional Docente” ["Curriculum and Teachers Professional Development"] (2017/02/06 - 2017/02/06)
Seminário (Membro da Comissão Organizadora)
|
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal |
2017/02/04 - 2017/02/04 | III SOAAE - Seminário do Observatório de Autoavaliação das Escolas “Supervisão Pedagógica no contexto de Avaliação Externa
de Escolas” [III SOAAE - Seminar of the Self-Evaluation Observatory of Schools "Pedagogical Supervision in the context of
the Schools’ External Evaluation"] (2017/02/04 - 2017/02/04)
Seminário (Membro da Comissão Organizadora)
|
Universidade do Minho Centro de Investigação em Educação, Portugal |
2017/02 - 2017/02 | XXIV Colóquio da AFIRSE Portugal “A escola: dinâmicas e Atores” [AFIRSE Portugal Colloquium “The School: Dynamics and Actors”]
- Moderadora de um painel de comunicações [Moderator of a communications panel] (2017/02/02 - 2017/02/04)
Congresso (Outra)
|
Universidade de Lisboa Instituto de Educação, Portugal |
2016/11/19 - 2016/11/19 | II SOAAE - Seminário do Observatório de Autoavaliação de Escolas “Autoavaliação de Escolas: Perspetivas sobre o novo ciclo
de avaliação” [II SOAAE - Seminar of the School Self- Evaluation Observatory “School Self-Evaluation: Perspectives about the
new external evaluation cycle”] (2016/11/19 - 2016/11/19)
Seminário (Membro da Comissão Organizadora)
|
Universidade do Minho Centro de Investigação em Educação, Portugal |
2016/10 - 2016/10 | Seminário “Escola: Aprendizagens, Indisciplina e Avaliação” [“School: Learning, Indiscipline and Evaluation”] - ¿ Moderadora
da Conferência “Escalando o pódio. A excelência académica na escola pública” de Leonor Lima Torres [Conference Moderator
“Climbing the podium. Academic excellence in public schools” by Leonor Lima Torres] (2016/10/21 - 2016/10/22)
Seminário (Outra)
|
Universidade do Minho Centro de Investigação em Educação, Portugal |
2016/10 - 2016/10 | Curso de formação “Seminário Outono - Escola: Aprendizagens, Indisciplina e Avaliação” ["School: Learning, Indiscipline and
Evaluation"] (2016/10 - 2016/10)
Oficina (workshop) (Coorganizador)
|
Universidade do Minho Centro de Investigação em Educação, Portugal |
2016/08/31 - 2016/09/02 | II CLABQC - Colóquio Luso-Afro-Brasileiro de Currículo, VIII Colóquio Luso-Brasileiro de Currículo, XII Colóquio sobre Questões
Curriculares [II Luso-Afro-Brazilian Curriculum Colloquium, VIII Luso-Brazilian Curriculum Colloquium and XII Colloquium on
Curricular Issues “Between the common and the singular”] (2016/08/31 - 2016/09/02)
Congresso (Membro da Comissão Organizadora)
|
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal Universidade Federal de Pernambuco, Brasil |
2016/07/11 - 2016/07/12 | I CIEE - Seminário “Currículo, Inclusão e Educação Escolar” [Curriculum, Inclusion and School Education] (2016/07/11 - 2016/07/12)
Seminário (Membro da Comissão Organizadora)
|
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal Universidade Federal do Pará, Brasil |
2016/06/13 - 2016/06/14 | Seminário “Cooperação, Educação e Desenvolvimento: Contextos, atores e práticas" [“Cooperation, Education and Development:
Contexts, actors and practices"] - Coordenadora do Secretariado do evento [Coordinator of the event's Secretariat] (2016/06/13 - 2016/06/14)
Seminário (Outra)
|
Universidade do Minho, Portugal |
2016/02/26 - 2016/02/27 | I SOAAE - I Seminário do Observatório de Autoavaliação de Escolas “Contextos e Práticas de Autoavaliação” [I Seminar of the
Self-Evaluation Observatory of Schools “Contexts and Practices of Self-Evaluation”] (2016/02/26 - 2016/02/27)
Seminário (Membro da Comissão Organizadora)
|
Universidade do Minho Centro de Investigação em Educação, Portugal |
2016/02 - 2016/02 | Oficina de formação “Organização e gestão: monotorização e autoavaliação” ["Organization and management: monitoring and self-evaluation"] (2016/02 - 2016/02)
Oficina (workshop) (Coorganizador)
|
Universidade do Minho Centro de Investigação em Educação, Portugal |
2016/02 - 2016/02 | I SOAAE - Curso de formação “Seminário do Observatório de Autoavaliação de Escolas” ["Seminar of the School Self-Evaluation
Observatory"] (2016/02 - 2016/02)
Oficina (workshop) (Coorganizador)
|
Universidade do Minho Centro de Investigação em Educação, Portugal |
2015/03 - 2016/01 | Oficina de formação “Organização e gestão: monotorização e autoavaliação” ["Organization and management: monitoring and self-evaluation"] (2015/03 - 2016/01)
Oficina (workshop) (Coorganizador)
|
Universidade do Minho Centro de Investigação em Educação, Portugal |
2015/05/08 - 2015/05/09 | Seminário Internacional "Avaliação Externa de Escolas" ["Schools’ External Evaluation"], realizado no âmbito do projeto de
investigação "Impacto e Efeitos da Avaliação Externa de Escolas do Ensino Não Superior" [Impact and Effects of External Evaluation
of Schools of Non-Higher Education] (FCT -PTDC/CPE-CED/116674/2010) (2015/05)
Seminário (Membro da Comissão Organizadora)
|
Universidade do Minho Centro de Investigação em Educação, Portugal |
2015/02 - 2015/02 | II Colóquio Internacional de Ciências Sociais da Educação “O Governo das Escolas: Atores, políticas e práticas” [II International
Colloquium on Social Sciences of Education “The Government of Schools: Actors, policies and practices”] - Moderadora de um
painel de comunicações [Moderator of a communications panel] (2015/02/01 - 2015/02/03)
Congresso (Outra)
|
Universidade do Minho, Portugal |
Participação em evento
Descrição da atividade Tipo de evento |
Nome do evento Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2020/07/17 - 2020/07/17 | A docência e o desafio da inclusão: práticas na UAveiro e na UMinho [Teaching and the challenge of inclusion: practices at
UAveiro and UMinho]
Conferência
|
Docência +
Universidade do Minho, Portugal
Universidade de Aveiro, Portugal |
2020/07/06 - 2020/07/17 | Docência +: Transformação [Teaching +: Transformation]
Simpósio
|
Docência +
Universidade do Minho, Portugal
Universidade de Aveiro, Portugal |
2020/07/06 - 2020/07/10 | VoxVote e Mentimeter
Oficina (workshop)
|
Docência +
Universidade do Minho, Portugal
Universidade de Aveiro, Portugal |
2020/07/06 - 2020/07/10 | Ted Ed
Oficina (workshop)
|
Docência +
Universidade do Minho, Portugal
Universidade de Aveiro, Portugal |
2020/07/06 - 2020/07/10 | Perusall
Oficina (workshop)
|
Docência +
Universidade do Minho, Portugal
Universidade de Aveiro, Portugal |
2020/07/08 - 2020/07/08 | Students as partners: empowering students to actively improve their university experience
Conferência
|
Docência +
Universidade do Minho, Portugal
Universidade de Aveiro, Portugal |
2020/06/26 - 2020/06/26 | Tudo o que precisa de saber para publicar em acesso aberto: Think. Check. Submit [Everything you need to know to publish in
open access: Think. Check. Submit]
Oficina (workshop)
|
Tudo o que precisa de saber para publicar em acesso aberto: Think. Check. Submit [Everything you need to know to publish in
open access: Think. Check. Submit]
Universidade do Minho, Portugal
|
2020/06/25 - 2020/06/25 | Plagiarism
Oficina (workshop)
|
Elsevier Inc, Estados Unidos
|
2020/06/25 - 2020/06/25 | Disciplines and interdisciplinarity in doctoral education
Congresso
|
2020 EUA-CDE Annual Meeting online series
European University Association Council for Doctoral Education (EUA-CDE), Bélgica
|
2020/06/16 - 2020/06/16 | Ins and Outs of MathSciNet
Oficina (workshop)
|
Ins and Outs of MathSciNet
Universidade do Minho, Portugal
|
2020/06/15 - 2020/06/15 | ProQuest Business Premium Collection: from ABI/INFORM to Hoovers, economy resources for your research
Oficina (workshop)
|
ProQuest Business Premium Collection: from ABI/INFORM to Hoovers, economy resources for your research
Universidade do Minho, Portugal
|
2020/06/12 - 2020/06/12 | Authorship
Oficina (workshop)
|
Authorship
Elsevier Inc, Estados Unidos
|
2020/06/08 - 2020/06/08 | Academic search complete: pesquisas básicas e avançadas [Academic search complete: basic and advanced searches]
Oficina (workshop)
|
Academic search complete: pesquisas básicas e avançadas [Academic search complete: basic and advanced searches]
Universidade do Minho, Portugal
|
2020/06/04 - 2020/06/04 | Fontes de Informação Europeia na Internet [European Information Sources on the Internet]
Oficina (workshop)
|
Fontes de Informação Europeia na Internet [European Information Sources on the Internet]
Centro de Informação Europeia Jacques Delors, Portugal
|
2020/05/07 - 2020/05/07 | Tirar partido da educação para os media digitais na quarentena [Take advantage of education by the digital media during quarantine]
Oficina (workshop)
|
Tirar partido da educação para os media digitais na quarentena [Take advantage of education by the digital media during quarantine] |
2020/04/24 - 2020/04/24 | Impacto do RepositóriUM no mundo: factos, números e testemunhos [Impact of RepositóriUM in the world: facts, figures and testimonies]
Oficina (workshop)
|
Impacto do RepositóriUM no mundo: factos, números e testemunhos [Impact of RepositóriUM in the world: facts, figures and testimonies]
Universidade do Minho, Portugal
|
2020/03/27 - 2020/03/27 | Publicar dados: garantir que os meus dados assumem um papel mais proeminente [Publish data: ensure that my data takes on a
more prominent role]
Oficina (workshop)
|
Publicar dados: garantir que os meus dados assumem um papel mais proeminente [Publish data: ensure that my data takes on a
more prominent role]
Universidade do Minho, Portugal
|
2020/03/27 - 2020/03/27 | Publicar dados: garantir que os meus dados assumem um papel mais proeminente [Publish data: ensure that my data takes on a
more prominent role]
Oficina (workshop)
|
Publicar dados: garantir que os meus dados assumem um papel mais proeminente [Publish data: ensure that my data takes on a
more prominent role]
Universidade do Minho, Portugal
|
2020/01/30 - 2020/01/30 | Do mapa mental à narrativa digital: metodologia ativa para a construção e comunicação do saber [From the mind map to the digital
narrative: active methodology for the construction and communication of knowledge]
Oficina (workshop)
|
Do mapa mental à narrativa digital: metodologia ativa para a construção e comunicação do saber [From the mind map to the digital
narrative: active methodology for the construction and communication of knowledge]
Universidade do Minho, Portugal
|
2020/01/29 - 2020/01/29 | O jogo da aula: estratégias para a promoção da participação na sala de aula [The classroom game: strategies for promoting
participation in the classroom]
Oficina (workshop)
|
O jogo da aula: estratégias para a promoção da participação na sala de aula
Universidade do Minho, Portugal
|
2020/01/29 - 2020/01/29 | Provocar o Pensamento Crítico, a Empatia e a Imaginação dos estudantes com abordagens baseadas em artes e no diálogo [To provoke
critical thinking, empathy and imagination of students with approaches based on arts and dialogue]
Oficina (workshop)
|
Provocar o Pensamento Crítico, a Empatia e a Imaginação dos estudantes com abordagens baseadas em artes e no diálogo
Universidade do Minho, Portugal
|
2020/01/28 - 2020/01/28 | Media Training: como estabelecer relação com os média [Media Training: how to establish a relationship with the media]
Oficina (workshop)
|
Media Training: como estabelecer relação com os média
Universidade do Minho, Portugal
|
2020/01/27 - 2020/01/27 | Challenge Based Learning - A New Role for Universities to Contribute to Social Transformation and Public Good.
Oficina (workshop)
|
Challenge Based Learning - A New Role for Universities to Contribute to Social Transformation and Public Good
Universidade do Minho, Portugal
|
2020/01/16 - 2020/01/17 | Winter School "Data analysis in quantitative studies" | Winter School "Data analysis in quantitative studies"
Universidade do Minho, Portugal
|
2019/11/04 - 2019/11/29 | Microsoft Office Excel (formação avançada) [Microsoft Office Excel (advanced training)]
Oficina (workshop)
|
Microsoft Office Excel (formação avançada) [Microsoft Office Excel (advanced training)]
Universidade do Minho, Portugal
|
2019/10/23 - 2019/10/23 | Colégio Doutoral [Doctoral College]: “Doctoral education in the 21st century: aims, challenges and ways forward”
Seminário
|
Doctoral education in the 21st century: aims, challenges and ways forward
Universidade do Minho, Portugal
|
2019/10/18 - 2019/10/18 | Avaliação ética de projetos de investigação em educação [Ethical evaluation of educational research projects]
Seminário
|
2.º Seminário de Formação CIEd – Avaliação ética de projetos de investigação em educação: normas e procedimentos
Universidade do Minho Centro de Investigação em Educação, Portugal
|
2019/05/30 - 2019/05/30 | H2020 e Horizonte Europa - Estratégias para Construir Propostas Sólidas [H2020 and Horizon Europe - Strategies to Build Solid
Proposals]
Oficina (workshop)
|
Universidade do Minho, Portugal
|
2019/05/27 - 2019/05/27 | Infoday MSCA: Horizonte 2020 e transição para o Horizonte Europa [Infoday MSCA: Horizon 2020 and transition to Horizon Europe]
Simpósio
|
Jornadas PERIN 2019 "+Ciência, +Europa"
Agência Nacional de Inovação SA, Portugal
|
2019/04/09 - 2019/04/09 | Horizonte Europa - Investigação e inovação na Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável [Horizon Europe - Research and
innovation in the 2030 Agenda for Sustainable Development]
Oficina (workshop)
|
Horizonte Europa - Investigação e inovação na Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável [Europe Horizon - Research and
innovation in the 2030 Agenda for Sustainable Development]
Agência Nacional de Inovação SA, Portugal
|
2019/03/15 - 2019/03/15 | Gestão Documental (DocUM) - Novo interface da plataforma [Document Management (DocUM) - New platform interface]
Oficina (workshop)
|
Gestão Documental (DocUM) - Novo interface da plataforma
Universidade do Minho, Portugal
|
2018/11 - 2018/11 | Preparação de Propostas em Colaboração para Estruturas de Apoio a Projetos [Preparation of Collaborative Proposals for Project
Support Structures]
Oficina (workshop)
|
Preparação de Propostas em Colaboração para Estruturas de Apoio a Projetos [Preparation of Collaborative Proposals for Project
Support Structures]
Agência Nacional de Inovação SA, Portugal
|
2018/07/09 - 2018/07/13 | EERA Summer School "Qualitative and Mixed Methods Research Designs: From designing to publishing"
Oficina (workshop)
|
EERA Summer School "Qualitative and Mixed Methods Research Designs: From designing to publishing"
Masarykova univerzita, República Checa
|
2018/04/20 - 2018/04/20 | Formação de Estudantes-avaliadores para as Comissões de Avaliação Externa no Ensino Superior (CAE) [Training of Student-Evaluators
for External Evaluation Committees (CAE) in Portuguese Higher Education]
Oficina (workshop)
|
Formação de Estudantes-avaliadores para as Comissões de Avaliação Externa no Ensino Superior - CAE [Training of Student-Evaluators
for External Evaluation Committees (CAE) in Portuguese Higher Education]
Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3ES) [Higher Education Assessment and Accreditation Agency ], Portugal
|
2018/03/21 - 2018/03/21 | SCOPUS: Base de dados de referência e citação [SCOPUS: Reference and citation database]
Oficina (workshop)
|
SCOPUS: Base de dados de referência e citação [SCOPUS: Reference and citation database]
Universidade do Minho, Portugal
|
2018/03/07 - 2018/03/07 | Fontes de Informação Europeia na Internet e Carreiras Internacionais [European Information Sources on the Internet and International
Careers]
Oficina (workshop)
|
Fontes de Informação Europeia na Internet e Carreiras Internacionais [European Information Sources on the Internet and International
Careers]
Centro de Informação Europeia Jacques Delors, Portugal
|
2018/02/28 - 2018/02/28 | Fontes e Pesquisa de Informação Científica Online [Sources and Research of Scientific Information Online]
Oficina (workshop)
|
Fontes e Pesquisa de Informação Científica Online [Sources and Research of Scientific Information Online]
Universidade do Minho, Portugal
|
2018/02/15 - 2018/02/15 | How to prepare your manuscript
Oficina (workshop)
|
How to prepare your manuscript
Elsevier Ltd, Reino Unido
|
2017/11/22 - 2017/12/15 | Iniciação ao SPSS™ [Getting Started with SPSS™]
Oficina (workshop)
|
Iniciação ao SPSS™ [Getting Started with SPSS™]
Universidade do Minho, Portugal
|
2017/08/29 - 2017/08/29 | Make career in research
Oficina (workshop)
|
Make career in research
Elsevier Ltd, Reino Unido
|
2017/03/22 - 2017/03/22 | How to became a reviewer and what do editors expect?
Oficina (workshop)
|
How to became a reviewer and what do editors expect?
Elsevier Ltd, Reino Unido
|
2016/07/11 - 2016/07/15 | EERA Summer School "Methods and Methodology in Educational Research"
Oficina (workshop)
|
EERA Summer School "Methods and Methodology in Educational Research"
Johannes Kepler Universität Linz, Áustria
|
2015/11/02 - 2015/12/09 | Formação em voz e comunicação [Voice and communication training]
Oficina (workshop)
|
Formação em voz e comunicação [Voice and communication training]
Universidade do Minho, Portugal
|
2015/11/11 - 2015/11/11 | How to respond to reviewers' comments
Oficina (workshop)
|
How to respond to reviewers' comments
Elsevier Ltd, Reino Unido
|
2015/10/25 - 2015/10/25 | Portal do Eurostat: Estatísticas da União Europeia [Eurostat Portal: European Union Statistics]
Oficina (workshop)
|
Portal do Eurostat: Estatísticas da União Europeia [Eurostat Portal: European Union Statistics]
Universidade do Minho, Portugal
|
2015/10/01 - 2015/10/03 | II Colóquio Internacional de Ciências Sociais da Educação [II International Colloquium on Social Sciences of Education]
Oficina (workshop)
|
Universidade do Minho, Portugal
|
2015/07/16 - 2015/07/18 | Educação de Infância: Políticas e práticas [Early Childhood Education: Pratices and Policies]
Oficina (workshop)
|
Educação de Infância: Políticas e práticas [Early Childhood Education: Pratices and Policies]
Universidade do Minho, Portugal
|
2015/04/16 - 2015/04/16 | EndNote Basic - Gestor de referências bibliográficas [Bibliographic reference manager]
Oficina (workshop)
|
EndNote Basic - Gestor de referências bibliográficas [Bibliographic reference manager]
Universidade do Minho, Portugal
|
2015/04/15 - 2015/04/15 | Mendeley - Gestor de referências bibliográficas [Mendeley - Bibliographic reference manager]
Oficina (workshop)
|
Mendeley - Gestor de referências bibliográficas [Mendeley - Bibliographic reference manager]
Universidade do Minho, Portugal
|
2015/03/23 - 2015/03/23 | InCities. Benchmarking & Analytics
Oficina (workshop)
|
InCities. Benchmarking & Analytics
Clarivate Analytics UK Limited, Reino Unido
|
2015/03/23 - 2015/03/23 | Web of Science, including new version of JCR and ESI
Oficina (workshop)
|
Web of Science, including new version of JCR and ESI
Universidade do Minho, Portugal
|
2007/02 - 2007/04 | Norwegian
Oficina (workshop)
|
Norwegian
OsloMet - storbyuniversitetet, Noruega
|
Júri de grau académico
Tema Tipo de participação |
Nome do candidato (Tipo de grau) Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2021/02/25 | Orientações curriculares do ensino pré-escolar em Timor-Leste: um estudo exploratório
sobre as perspetivas dos educadores [Curricular guidelines for pre-school education in Timor-Leste: an exploratory study on
educators' perspectives]
Arguente principal
|
Natália Ximenes Pereira (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
|
Arbitragem científica em conferência
Nome da conferência | Local da conferência | |
---|---|---|
2020/09/01 - 2021 | WERA 2020+1 World Congress; 17th Spanish & 9th Ibero-American Education Conference, "Networking Education: Diverse Realities, Common Horizons" (SP) | University of Santiago de Compostela |
2020/08 - 2021 | AERA 2021 Annual Meeting “Accepting Educational Responsibility” (EUA) | Orlando, FL, EUA |
2019/06/01 - 2020/01/31 | II SCIF – Seminário de Currículo, Inovação e Flexibilização [Seminar of Curriculum, Innovation and Flexibility] (PT) | Braga, Portugal |
2019/11/02 - 2020/01/19 | WERA 2020 World Congress; 17th Spanish & 9th Ibero-American Education Conference, "Networking Education: Diverse Realities, Common Horizons" (SP) | Santiago de Compostela, Spain |
2019/08/01 - 2019/12/02 | V COLBEDUCA - Colóquio Luso-Brasileiro de Educação "Entre currículos nacionais e avaliações internacionais: os desafios de uma educação global" [Luso-Brazilian Conference on Education "Between national curricula and international assessments: the challenges of global education"] (BR) | Santa Catarina State University (UDESC) & University of Minho (UMinho), Joinville, Brazil |
2019/01/01 - 2019/05/01 | WERA 2019 World Congress "Future of Democracy and Education: Realizing Equity and Social Justice Worldwide" (JPN) | The University of Tokyo & Gakushuin University |
2018/03/01 - 2018/06/01 | WERA 2018 World Congress (RSA) | Cape Town, South Africa |
2017/11/01 - 2018/02/28 | IV COLBEDUCA e II CIEE - Seminário de Currículo, Inclusão e Educação Escolar “Currículo e Inclusão em Tempos de Internacionalização" [Seminar of Curriculum, Inclusion and Education "Curriculum and Inclusion in Times of Internationalization"] (PT) | University of Minho |
2017/03/01 - 2017/12/22 | III CLABQC - Colóquio Luso-Afro-Brasileiro de Questões Curriculares "Educação, Formação e Crioulidade" [Luso-Afro-Brazilian Colloquium on Curricular Issues "Education, Training and Creolity"] (CPV) | Universidade de Cabo Verde, Praia |
Arbitragem científica em revista
Nome da revista (ISSN) | Editora | |
---|---|---|
2020/07/24 - Atual | Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (2176-6681) | Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anisio Teixeira |
2020/06/27 - Atual | Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação (0104-4036) | |
2020/05/01 - Atual | European Journal of Curriculum Studies | European Association of Curriculum Studies (Euro-ACS); Portuguese Association of Curriculum Studies |
2019/06/01 - Atual | Education Policy Analysis Archives (1068-2341) | Education Policy Analysis Archives |
2019/02 - Atual | Em Aberto (2176-6673) | INEP - Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira |
2018/02/01 - Atual | SAGE Open (2158-2440) | SAGE Publications |
2016/02/01 - Atual | Revista Educación, Política y Sociedad (2445-4109) | |
2015/12/01 - Atual | Revista de Estudos Curriculares (2183-8755) |
Comissão de avaliação
Descrição da atividade Tipo de assessoria |
Instituição / Organização | Entidade financiadora | |
---|---|---|---|
2020/02/01 - Atual | External expert at Schools External Evaluation (IGEC) evaluation committee in Portugal [Perita externa nas visitas de Avaliação
Externa das Escolas da IGEC]
Avaliador
|
Inspeção-Geral da Educação e Ciência (IGEC) [General-Inspection of Education and Science ], Portugal | Inspeção-Geral da Educação e Ciência (IGEC) [General-Inspection of Education and Science ] |
2018/09/01 - Atual | External expert at External Evaluation Committees in Portuguese Higher Education institutions (CAE) as a student-evaluator
of Higher Education and Internal Quality Assurance Systems of A3ES [Membro de Comissões de Avaliação Externa no Ensino Superior
(CAE) como estudante-avaliadora do Ensino Superior e Sistemas Internos de Garantia da Qualidade da A3ES]
Avaliador
|
Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3ES) [Higher Education Assessment and Accreditation Agency ], Portugal | Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3ES) [Higher Education Assessment and Accreditation Agency ] |
Consultoria / Parecer
Descrição da atividade | Instituição / Organização | |
---|---|---|
2015/03 - Atual | Observatório de Autoavaliação de Escolas [Schools Self-Evaluation Observatory] Schools monitoring facilitator in the north of Portugal, integrated in the Schools Self-Evaluation Observatory. | Universidade do Minho, Portugal |
2018/04/01 - 2019/09/30 | Avaliação Externa dos Centros de Formação de Associação de Escolas (CFAE) [Evaluation of the Schools Association Training Centers] | Inspeção-Geral da Educação e Ciência (IGEC) [General-Inspection of Education and Science ], Portugal Universidade do Minho, Portugal |
Curso / Disciplina lecionado
Disciplina | Curso (Tipo) | Instituição / Organização | |
---|---|---|---|
2020/09 - 2021/02 | Introduction to Professional Practice III - Analysis of Training Projects [Iniciação à Prática Profissional III - Análise de Projetos de Formação] | (Licenciatura) | Universidade do Minho, Portugal |
2020/02/05 - 2020/06/17 | Curricular Theory and Development II [Teoria e Desenvolvimento Curricular II] | Educação (Licenciatura) | Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal |
2020/02/15 - 2020/06/06 | Advanced Themes on Curriculum Studies [Temas Avançados em Estudos Curriculares ] | (Doutoramento) | Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal |
2019/09/27 - 2020/01/17 | Thesis Project on Curricular Studies and Educational Technology [Projeto de Tese em Estudos Curriculares e Tecnologia Educativa] | (Doutoramento) | Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal |
2019/09/27 - 2020/01/17 | Advanced Themes on Curriculum Studies and Educational Technology [Temas Avançados em Estudos Curriculares e Tecnologia Educativa] | (Doutoramento) | Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal |
2019/02 - 2019/06 | Advanced Themes on Curriculum Studies [Temas Avançados em Estudos Curriculares ] | (Doutoramento) | Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal |
2019/02 - 2019/06 | Curriculum Development Research [Investigação em Desenvolvimento do Curricular] | (Mestrado) | Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal |
2017/02 - 2017/06 | Research Seminar on Curriculum Development and Educational Innovation [Seminário de Investigação em Desenvolvimento Curricular e Inovação Educativa] | (Mestrado) | Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal |
2016/10 - 2017/02 | Curriculum Theory and Development [Teoria e Desenvolvimento Curricular] | (Mestrado) | Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal |
2015/10 - 2016/02 | Research Seminar on Curriculum Development and Educational Innovation [Seminário de Investigação em Desenvolvimento Curricular e Inovação Educativa] | (Mestrado) | Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal |
Membro de associação
Nome da associação | Tipo de participação | |
---|---|---|
2017/01/01 - Atual | American Educational Research Association (AERA) [Associação Americana de Investigação Educacional] | Member |
2014/01/01 - Atual | Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação (SPCE) [Portuguese Society of Educational Sciences] | Member |
Membro de comissão
Descrição da atividade Tipo de participação |
Instituição / Organização | |
---|---|---|
2016/09/01 - 2019/08/31 | Conselho Consultivo do Instituto de Educação. Membro efetivo interno, representante dos alunos dos Cursos de Pós-Graduação
[Advisory Council of the Institute of Education. Delegate of the students of the Institute of Education]
Membro
|
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal |
2016/01/01 - 2018/08/31 | Comissão Diretiva do Doutoramento em Ciências da Educação. Representante dos alunos dos Cursos de Pós-Graduação [Directive
Committee of the Ph.D. in Educational Sciences. Delegate of the Postgraduate students of the Institute of Education]
Membro
|
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal |
2015/09/01 - 2017/08/31 | Conselho do Instituto de Educação. Representante dos alunos dos Cursos de Pós-Graduação (1º suplente). [Council of the Institute
of Education. Delegate of the students of the Institute of Education (1st substitute)]
Membro
|
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal |
2015/09/01 - 2016/08/31 | Conselho Pedagógico do Instituto de Educação. Representante dos alunos dos Cursos de Pós-Graduação (1º suplente) [Council
of Pedagogical of the Institute of Education. Delegate of the students of the Institute of Education (1st substitute)]
Membro
|
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal |
Tutoria
Tópico | Nome do aluno | |
---|---|---|
2020/02/18 - 2020/02/18 | Conceito(s) de currículo [Curriculum concept(s)]. | Inês Martins |
Distinções
Prémio
2023 | UMinho Research Initiation Prize [Prémio de Iniciação à Investigação UMinho]
Universidade do Minho, Portugal
|
2021 | Postdoctoral Fellowship - Bolsa Ayudas María Zambrano
Universidad Autónoma de Madrid, Espanha
|
2015 | EERA Emerging Researcher Research Award
European Educational Research Association (EERA, Alemanha
|
Outra distinção
2014 | Bolsa de Doutoramento [Ph.D. Scholarship]
Fundação para a Ciência e a Tecnologia, Portugal
|