???global.info.a_carregar???
Ph.D. in Educational Sciences in 2019 by the University of Minho, Master in Educational Sciences in 2013 by the University of Minho, Licenciated Degree in Kindergarten Teacher by Escola Superior de Educação de Santa Maria (2008), and Graduated in Multicultural Identity in a Global World by Oslo Metropolitan University (2007). Was Project Coordinator, Ph.D., at the Higher Education Assessment and Accreditation Agency (A3ES), and it is an integrated researcher at the Research Centre in Education (University of Minho). Published 17 articles in journals. Has 12 section(s) of books. Organized 34 event(s). Participated in 52 event(s). Supervise 2 Ph.D. thesis(es). Has received 4 awards and/or honors. Participated in 2 project(s), Ph.D. Student Fellow in 1 project(s) and Researcher in 2 project(s). Works in the field of Educational Sciences. In their professional activities interacted with 31 collaborators and co-authorship of scientific papers. Ciência Vitae's most frequent terms: Evaluation; External evaluation of schools; Schools' self-evaluation; School inspections; Institutional evaluation; Curriculum; Knowledge; Curriculum studies; Curriculum development.
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Joana Raquel Faria de Sousa

Nomes de citação

  • Sousa, Joana
  • Sousa, Joana Raquel Faria
  • Sousa, Joana Raquel

Identificadores de autor

Ciência ID
B214-CC74-A817
ORCID iD
0000-0002-6911-7413
Researcher Id
E-8806-2015
Scopus Author Id
56783632100

Endereços de correio eletrónico

  • jsousa@ie.uminho.pt (Profissional)

Telefones

Telefone
  • 253604686 (Profissional)

Moradas

  • Universidade do Minho, Centro de Investigação em Educação (CIEd), Campus de Gualtar, 4710-057 , Braga , Braga, Portugal (Profissional)

Websites

Domínios de atuação

  • Ciências Sociais - Ciências da Educação

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Português (Idioma materno)
Inglês Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1)
Espanhol; Castelhano Utilizador independente (B2) Utilizador independente (B2) Utilizador independente (B2) Utilizador independente (B2)
Francês Utilizador elementar (A1) Utilizador independente (B1) Utilizador elementar (A1) Utilizador elementar (A1)
Galego Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1)
Norueguês Utilizador elementar (A1) Utilizador elementar (A1) Utilizador elementar (A1) Utilizador elementar (A1)
Formação
Grau Classificação
2014/09/01 - 2019/02/04
Concluído
Ph.D in Educational Sciences [Ciências da Educação] (Doutoramento)
Especialização em Curriculum Development [Desenvolvimento Curricular]
Universidade do Minho, Portugal
"Conceptualising the kindergarten curriculum in the context of the Schools' External Evaluation in Portugal [Conceptualizar o currículo da educação pré-escolar no contexto da Avaliação Externa das Escolas em Portugal] " (TESE/DISSERTAÇÃO)
Unanimously Approved [Aprovado por unanimidade]
2015/10/06 - 2016/02/16
Concluído
English C1 [Inglês C1 ] (Outros)
Universidade do Minho Instituto de Letras e Ciências Humanas, Portugal
2014/10/14 - 2015/02/10
Concluído
English B2 [Inglês B2] (Outros)
Universidade do Minho Instituto de Letras e Ciências Humanas, Portugal
2013/05 - 2014/01/31
Concluído
Pos-graduate Studies in Quality, Management and Evaluation in Rehabilitation Entities [Qualidade, Gestão e Avaliação em Entidades de Reabilitação] (Pós-Graduação)
Universidade Lusíada de Vila Nova de Famalicão, Portugal
16
2011/09 - 2013/12/19
Concluído
Master in Educational Sciences [Ciências da Educação] (Mestrado)
Especialização em Desenvolvimento Curricular [Curriculum Development]
Universidade do Minho, Portugal
"Impacto de um dispositivo de avaliação externa na avaliação da qualidade em creche: um estudo sobre as perspetivas de desenvolvimento profissional nos educadores de infância" (TESE/DISSERTAÇÃO)
17
2004/09 - 2008/07/04
Concluído
Degree in Early Childhood Education [Educação de Infância] (Licenciatura)
Escola Superior de Educação de Santa Maria, Portugal
16
2007/02/01 - 2007/05/04
Concluído
Graduate Studies in Multicultural Identity in a Global World (Postgraduate Certificate)
OsloMet - storbyuniversitetet, Noruega
B
Percurso profissional

Ciência

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2022/10/01 - Atual Investigador (Investigação) Universidade do Minho, Portugal
Universidade do Minho Centro de Investigação em Educação, Portugal
2019/07/01 - 2021/09/30 Investigador (Investigação) Universidade do Minho Centro de Investigação em Educação, Portugal
Universidade do Minho Centro de Investigação em Educação, Portugal
2018/09/01 - 2019/06/30 Gestão de Ciência e Tecnologia Universidade do Minho, Portugal
Gabinete de Apoio a Projetos (GAP) da Universidade do Minho [Project Support Office (GAP) of the University of Minho], Portugal
2014/09/01 - 2018/08/31 Investigador (Investigação) Fundação para a Ciência e a Tecnologia, Portugal
Universidade do Minho Centro de Investigação em Educação, Portugal
2012/09/01 - 2014/08/31 Estagiário de Investigação (Investigação) Universidade do Minho Centro de Investigação em Educação, Portugal
Universidade do Minho Centro de Investigação em Educação, Portugal

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2021 - 2021 Professor Visitante (Docente Universitário) Universidad Autónoma de Madrid, Espanha
Universidad Autónoma de Madrid, Espanha

Outras Carreiras

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2009/09/01 - 2014/08/31 Educador de infância (Educador de Infância) Jardim de Infância Mais Plural, Portugal
2009/09/01 - 2012/07/31 Professor do ensino básico e secundário (Professor do ensino básico e secundário) Ministério da Educação, Portugal
2008/09/01 - 2009/08/31 Educador de infância (Educador de Infância) Jardim de Infância Pedra Branca, Portugal
Jardim de Infância Pedra Branca, Portugal

Outros

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2021/10/01 - 2022/09/30 Project Coordinator, PhD Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3ES) [Higher Education Assessment and Accreditation Agency ], Portugal
Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3ES) [Higher Education Assessment and Accreditation Agency ], Portugal
Projetos

Bolsa

Designação Financiadores
2014/09/01 - 2018/08/31 Conceptualising the early childhood education curriculum in the context of the External Evaluation of Schools in Portugal [Conceptualizar o Currículo da Educação Pré-Escolar no contexto da Avaliação Externa das Escolas em Portugal]
SFRH/BD/93389/2013
Bolseiro de Doutoramento
Universidade do Minho Centro de Investigação em Educação, Portugal
National Foundation for Science and Technology Development
Concluído

Projeto

Designação Financiadores
2022/10/01 - 2028/09/30 Schools internal improvement mechanisms in Portugal: a comprehensive approach to Schools Self-Evaluation in the External Evaluation of Schools context
2021.03265.CEECIND/CP1664/CT0025
Universidade do Minho, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Em curso
2021/09 - 2025/08 Teaching professionalization: Discourses, policies and practices. New approaches and proposals [Profesionalización docente: Discursos, políticas y prácticas. Nuevos enfoques y propuestas]
Investigador
Universidad Autónoma de Madrid, Espanha
Agencia Estatal de Investigación
Em curso
2019/07/01 - 2021/09/30 Mechanisms of schools and inspectorate change. A study on the 3rd cycle of external evaluation of non-higher education schools in Portugal [Mecanismos de mudança nas escolas e na inspeção. Um estudo sobre o 3.º ciclo de Avaliação Externa de Escolas no Ensino Não Superior, em Portugal]
Investigador
Universidade do Minho Centro de Investigação em Educação, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Em curso
2018/04 - 2018/12 CROSSCUT: Cross-Curricular Teaching
Outra
Universidade do Minho Centro de Investigação em Educação, Portugal

Universidade do Minho Centro de Investigação em Estudos da Criança, Portugal

Centre international d’études pédagogiques, França

Institut français de l'Education, Ecole Normale Supérieure de Lyon, França

Laboratory for Coherent Education and Learning, University College Lillebaelt, Dinamarca

Educational Research Institute, Polónia

Universidade Aberta, Portugal

Utdanningsdirektoratet, Noruega

CICERO Learning, Faculty of Educational Sciences, University of Helsinki, Finlândia

Association for Teacher Education in Europe, Bélgica

Centro de Formação Franscisco de Holanda, Portugal

Consortium of Institutions for Development and Research in Education in Europe, Irlanda

Ecole supérieure de l'éducation nationale, de l’enseignement supérieur et de la recherche, França

European Federation for intercultural learning, Bélgica

Ministère de l'éducation nationale, de l’enseignement supérieur et de la recherche, França

Pädagogische Hochschule Weingarten, Alemanha

Réseau national des Écoles supérieures du professorat et de l’éducation (Réseau des INSPÉ), França
European Commission
Concluído

Outro

Designação Financiadores
2015/09 - Atual Schools Self-Evaluation Observatory [Observatório de Autoavaliação de Escolas]
Investigador
Universidade do Minho Centro de Investigação em Educação, Portugal

Universidade do Minho Centro de Investigação em Estudos da Criança, Portugal

Universidade Aberta Laboratório de Educação a Distância e E-learning, Portugal

Réseau national des Écoles supérieures du professorat et de l’éducation (Réseau des INSPÉ), França
Em curso
2012/09 - 2015/07 Impact and effects of External Evaluation of Schools in Non-Higher Education [Impacto e efeitos da Avaliação Externa das Escolas no Ensino não Superior]
PTDC/CPE-CED/116674/2010
Outra
Universidade do Minho Centro de Investigação em Educação, Portugal

Universidade Aberta Laboratório de Educação a Distância e E-learning, Portugal

Universidade do Porto Centro de Investigação e Intervenção Educativas, Portugal

Universidade de Coimbra Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX, Portugal

Universidade do Algarve Centro de Investigação em Educação de Adultos e Intervenção Comunitária, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. Sofia Rodrigues; Sousa, Joana. "Enhancing Educational Quality by Inclusive Education in Portugal: An Analysis of External Evaluation Reports". Trabalho apresentado em 2024 AERA Virtual Annual Meeting, 2024.
  2. Sousa, Joana; Sofia Rodrigues; José Carlos Morgado. "External Evaluation of Schools in Portugal: similarities and differences of the extremes of an evaluative continuum". Trabalho apresentado em 2023 WERA Focal Meeting, 2023.
  3. Sousa, Joana Raquel Faria. "Avaliação externa das escolas: uma leitura do contexto europeu à autoavaliação significativa [External evaluation of schools: a reading of the European context to a meaningful schools' self-evaluation]". Trabalho apresentado em III Colóquio Luso-Afro-Brasileiro de Questões Curriculares “Educação, Formação e Crioulidade", Braga, 2017.
    Publicado
  4. Sousa, Joana. "Avaliação das escolas: enquadramento teórico e conceptual [School evaluation: theoretical and conceptual framework]". Trabalho apresentado em dos XII Colóquio sobre Questões Curriculares, VIII Colóquio Luso-Brasileiro de Currículo e II Colóquio Luso-Afro-Brasileiro de Questões Curriculares, Recife, 2016.
    Publicado
  5. Sousa, Joana Raquel Faria; Costa, Natália; Pacheco, José Augusto. "Avaliação externa e autoavaliação num agrupamento de escolas TEIP [External evaluation of schools and self-evaluation in a TEIP school cluster]". Trabalho apresentado em Conferência Internacional "A Educação Comparada para além dos números: contextos locais, realidades nacionais, processos transnacionais", Lisboa, 2016.
    Publicado
  6. "Avaliação Externa de Escolas". 2016.
  7. Sousa, Joana; Costa, Natália Maria Barbosa de Sousa; Pacheco, José Augusto. "O discurso dos avaliadores externos e do diretor de escola: que coerência? [The discourses of the external evaluators and the school principal: what coherence?]". Trabalho apresentado em I Seminário Internacional "Educação, Territórios e Desenvolvimento Humano", Porto, 2015.
    Publicado
  8. Sousa, Joana. "Avaliação Externa de Escolas: A perspetiva teórica concetual ao nível nacional e internacional [External evaluation of schools: The conceptual theoretical perspective at the national and international level]". Trabalho apresentado em XXII Colóquio da AFIRSE Portugal, Lisboa, 2015.
    Publicado
  9. Sousa, Joana. "Quais os efeitos da globalização na avaliação externa de escolas? [What are the effects of globalization on the external evaluation of schools?]". Trabalho apresentado em II Colóquio Internacional de Ciências Sociais da Educação "O Governo das Escolas: Atores, políticas e práticas", Braga, 2015.
    Publicado
  10. Sousa, Joana. "External evaluation of schools in the perspective of department coordinators [Avaliação externa das escolas na perspectiva dos coordenadores de departamento]". Trabalho apresentado em ECCS 2015 - European Conference on Curriculum Studies "Curriculum Studies: policies, perspectives and practices", Porto, 2015.
    Publicado
  11. Sousa, Joana. "Contextualizando a Avaliação Externa de Escolas no ensino não superior em Portugal [Contextualizing the external evaluation of schools in the non-higher education in Portugal]". Trabalho apresentado em .), XI Colóquio sobre Questões Curriculares, VII Colóquio Luso-Brasileiro sobre Questões Curriculares e I Colóquio Luso-Afro-Brasileiro sobre Questões Curriculares, Braga, 2014.
    Publicado
  12. Sousa, Joana; José Augusto Pacheco. "The Curriculum practical construction: A local perspective from the research in external evaluation of schools [A construção prática do currículo: uma perspectiva local a partir da investigação em Avaliação Externa das Escolas]". Trabalho apresentado em International Conference on Curriculum Consciousness “Curriculum construction and curriculum capacity building”, Hangzhou, 2014.
  13. Sousa, Joana. "Avaliação externa de escolas em Portugal: do referencial aos estudos empíricos [External Evaluation of Schools in Portugal: from the referential to the empirical studies]". Trabalho apresentado em XII SPCE - Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação, Vila Real, 2014.
    Publicado
  14. Sousa, Joana. "A avaliação externa de escolas na perspetiva dos educadores de infância: da qualidade pretendida à qualidade apreendida [The external evaluation of schools from the perspective of early childhood educators: from the intended quality to the perceived quality]". Trabalho apresentado em XI Colóquio sobre Questões Curriculares, VII Colóquio Luso-Brasileiro sobre Questões Curriculares e I Colóquio Luso-Afro-Brasileiro sobre Questões Curriculares, Braga, 2014.
    Publicado
  15. Sousa, Joana. "The impact of the external evaluation of schools in the professional identity of the early childhood education teachers based on a quality evaluation model [O impacto da avaliação externa na identidade profissional dos educadores de infância com base em um modelo de avaliação da qualidade]". Trabalho apresentado em ECCS - European Conference on Curriculum Studies "Future Directions: Uncertainty and Possibility", Braga, 2013.
    Publicado
  16. Sousa, Joana Raquel Faria; Pacheco, José Augusto. "Avaliação externa de escolas: os efeitos indiretos do ensino público no ensino privado [External evaluation of schools: the indirect effects of public education on private education]". Trabalho apresentado em XII Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia, Braga, 2013.
    Publicado
  17. "Avaliação externa de escolas". 2013.
Artigo em revista
  1. José Augusto Pacheco (C61F-7EC6-8365); José Carlos Morgado; Sousa, Joana; Ila Beatriz da Silva Maia. "Basic education and pandemic. A study on teachers perceptions in the Portuguese reality [Educação básica e pandemia. Um estudo sobre as perceções dos professores na realidade portuguesa]". Revista Iberoamericana de Educación 86 1 (2021): 187-204. https://doi.org/10.35362/rie8614346.
    Acesso aberto • Publicado • 10.35362/rie8614346
  2. José Augusto Pacheco (C61F-7EC6-8365); Sousa, Joana; Ila Beatriz da Silva Maia. "Knowledge and learning in higher education: curricular and pedagogical challenges in the 21st century [Conhecimento e aprendizagem na educação superior: desafios curriculares e pedagógicos no século XXI]". Revista Diálogo Educacional 20 65 (2020): http://dx.doi.org/10.7213/1981-416x.20.065.ds02.
    Acesso aberto • 10.7213/1981-416x.20.065.ds02
  3. Sousa, Joana. "External Evaluation of Schools in Portugal: essay on rationality and meaning [Avaliação externa das escolas em Portugal: Ensaio sobre racionalidade e significado]". Revista Educación, Política y Sociedad 5 2 (2020): 155-170. http://dx.doi.org/10.15366/reps2020.5.2.008.
    Acesso aberto • Publicado • 10.15366/reps2020.5.2.008
  4. José Carlos Morgado; Sousa, Joana; José Augusto Pacheco (C61F-7EC6-8365). "Educational transformations in pandemic times: From social confinement to curriculum isolation [Transformações educativas em tempos de pandemia: do confinamento social ao isolamento curricular]". Praxis Educativa 15 (2020): 1-10. https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.15.16197.062.
    Acesso aberto • Publicado • 10.5212/PraxEduc.v.15.16197.062
  5. Sousa, Joana; José Augusto Pacheco (C61F-7EC6-8365). "External evaluation of schools: policy rationale of institutional evaluation [Avaliação externa das escolas: lógicas políticas de avaliação institucional]". Estudos em Avaliação Educacional 30 74 (2019): 536-556. http://dx.doi.org/10.18222/eae.v30i74.5860.
    Acesso aberto • Publicado • 10.18222/eae.v30i74.5860
  6. Sousa, Joana; José Augusto Pacheco (C61F-7EC6-8365). "The ambivalence of the effects of External Evaluation of Schools on school practices [A ambivalência dos efeitos da avaliação externa das escolas nas práticas escolares]". Revista Educação Especial 31 63 (2018): 833-848. http://hdl.handle.net/1822/57000.
    Acesso aberto • Publicado • 10.5902/1984686X33039
  7. José Augusto Pacheco (C61F-7EC6-8365); Lunardi Mendes, Geovana Mendonça; Sousa, Joana. "School knowledge in times of a plurality of knowledge and new forms of learning [O conhecimento escolar em tempos de uma pluralidade de saberes e novas formas de aprendizagem]". Educação Unisinos 22 4 (2018): 268-277. http://dx.doi.org/10.4013/edu.2018.224.04.
    Acesso aberto • Publicado • 10.4013/edu.2018.224.04
  8. Sousa, Joana; José Augusto Pacheco (C61F-7EC6-8365). "Teachers' perceptions of the External Evaluation of Schools in Portugal [Perceções dos docentes sobre a avaliação externa das escolas em Portugal]". Roteiro 43 1 (2018): 237-258. http://dx.doi.org/10.18593/r.v43i1.15852.
    Acesso aberto • Publicado • 10.18593/r.v43i1.15852
  9. Sousa, Joana. "Significant self-evaluation practices: essay on a case in a TEIP school [Práticas significativas de autoavaliação: ensaio sobre um caso em um agrupamento de escolas TEIP]". Revista de Estudos Curriculares 9 1 (2018): 62-84. www.nonio.uminho.pt/rec/index.php/rec/article/view/53/37.
    Acesso aberto • Publicado
  10. José Augusto Pacheco (C61F-7EC6-8365); Sousa, Joana. "Basic Law of the Educational System: from the past to a future curricular perspective [Lei de Bases do Sistema Educativo: do passado a um futuro olhar curricular]". Revista ELO 23 (2016): 89-98. http://hdl.handle.net/1822/44094.
    Acesso aberto • Publicado
  11. Sousa, Joana; Costa, Natália Maria Barbosa de Sousa. "Intermediate Leadership perceptions on External evaluation of schools [Percepções das lideranças intermediárias sobre a avaliação externa das escolas]". European Journal of Curriculum Studies 3 1 (2016): 418-425. http://pages.ie.uminho.pt/ejcs/index.php/ejcs/article/view/128.
    Acesso aberto • Publicado
  12. José Augusto Pacheco (C61F-7EC6-8365); Sousa, Joana. "The (post)critical theory in the curricular deconstruction [O pós-crítico na desconstrução dos Estudos Curriculares]". Revista Tempos e Espaços em Educação 9 18 (2016): 65-74. https://seer.ufs.br/index.php/revtee/article/view/4971.
    Acesso aberto • Publicado • doi:10.20952/revtee.2016vl9iss17
  13. José Augusto Pacheco (C61F-7EC6-8365); Sousa, Joana. "Pedagogy as a complex and deliberative conversation in Higher Education [Pedagogia como conversação complexa e deliberativa no Ensino Superior]". Revista em Aberto 29 97 (2016): 119-130. https://emaberto.inep.gov.br/ojs3/index.php/emaberto/article/view/3174/2909.
    Acesso aberto • Publicado • http://dx.doi.org/10.24109/2176-6673.emaberto.29i97.%25p
  14. Sousa, Joana; José Augusto Pacheco (C61F-7EC6-8365); Costa, Natália Maria Barbosa de Sousa; Marques, Maria Micaela. "External Evaluation of Schools . A meta-study [Avaliação externa de escolas. Um metaestudo]". Revista Educação, Sociedade & Culturas. Dossier Temático “A avaliação das escolas: políticas, perspetivas e práticas” 47 (2016): 53-72. http://hdl.handle.net/1822/42760.
    Acesso aberto • Publicado
  15. Sousa, Joana; Costa, Natália Maria Barbosa de Sousa. "The external evaluation of schools from the perspective of schools' self-evaluation team coordinators [A Avaliação Externa de Escolas na perspetiva dos Coordenadores de Autoavaliação]". Revista de Estudios e Investigación en Psicología y Educación Extra 10 (2015): 10-15. http://dx.doi.org/10.17979/reipe.2015.0.10.137.
    Acesso aberto • Publicado • 10.17979/reipe.2015.0.10.137
  16. Marques, Maria Micaela; Sousa, Joana; Costa, Natália Maria Barbosa de Sousa; José Augusto Pacheco (C61F-7EC6-8365). "Effects of External Assessment of Learning on the Professional Development of Elementary School Mathematics Teachers in Portugal [Efeitos da Avaliação Externa das Aprendizagens no Desenvolvimento Profissional de Professores de Matemática do Ensino Básico em Portugal]". Revista Meta: Avaliação 7 19 (2015): 58-84. http://dx.doi.org/10.22347/2175-2753v7i19.781.
    Acesso aberto • Publicado • 10.22347/2175-2753v7i19.781
  17. Sousa, Joana; Helena Queirós. "Specialized music teaching in the face of the External Evaluation of Schools [O ensino especializado da música face à avaliação externa de escolas]". Post-ip: Revista do Fórum Internacional de Estudos em Música e Dança 2 2 (2013): 98-103. revistas.ua.pt/index.php/postip/article/view/3415.
    Acesso aberto • Publicado
Capítulo de livro
  1. Sousa, Joana. "Teaching professionalization and school self-evaluation: Trends from contemporary international perspectives [Profissionalização docente e autoavaliação das escolas: Tendências das perspetivas contemporâneas internacionais]". In Teaching professionalization: Discourses, policies and practices [Profesionalización docente: Discursos, políticas y prácticas], editado por Hector Amadeo Monarca. Espanha, 2024.
    No prelo
  2. Fialho, Isabel; Pacheco, José Augusto; Sousa, Joana Raquel. "Model of the 3rd cycle of external evaluation of schools [Modelo do 3.º ciclo da avaliação externa das escolas ]". In Avaliação externa das escolas: Mecanismos de mudança nas escolas e na inspeção., editado por Fialho, Isabel; Saragoça, José; Gomes, Sónia; Silvestre, Maria José; Correia, Ana Paula, 15-43. Vila Nova de Famalicão: Edições Húmus, 2023.
    Publicado
  3. José Augusto Pacheco (C61F-7EC6-8365); Sousa, Joana; Ila Beatriz Maia; Sofia Rodrigues. "Curriculum Studies: a european note on non-epistemological crisis in an era of accountability policies". In Curriculum Autonomy Policies: international trends, tensions and transformations, editado por SÍLVIA MARIA CÂNDIDO DE ALMEIDA; Francisco Sousa; Maria Figueiredo, 59-75. Lisbon CICS.NOVA – Interdisciplinary Centre of Social Sciences of NOVA University of Lisbon, School of Social Sciences and Humanities (NOVA FCSH), 2022.
    Publicado
  4. Sousa, Joana; José Augusto Pacheco (C61F-7EC6-8365); Ila Beatriz Maia. "Institutional evaluation of schools in the context of globalization, internationalization and accountability [Avaliação institucional de escolas no quadro da globalização, internacionalização e accountability]". In Currículo e avaliação externa. Entre políticas internacionais e práticas nacionais [Curriculum and external evaluation. Between international policies and national practices], editado por Deise Aparecida Peralta; José Augusto Pacheco (C61F-7EC6-8365), 15-40. Vila Nova de Famalicão, Portugal: Editora Húmus, 2021.
    Publicado
  5. José Augusto Pacheco (C61F-7EC6-8365); José Carlos Morgado; Sousa, Joana; Ila Beatriz Maia. "External evaluation of schools: theoretical-conceptual framework in the methodological context of a national study [Avaliação externa de escolas: quadro teórico-conceptual no contexto metodológico de um estudo nacional]". In Avaliação institucional de escolas e Inspeção: perspetivas teórico-conceptuais [Institutional evaluation of schools and Inspection: theoretical-conceptual perspectives]], 13-62. Porto, Portugal: Porto Editora, 2020.
    Publicado
  6. Sousa, Joana. "The circumstance of the External Evaluation of Schools and the General Inspection of Education and Science in Portugal [A circunstância da Avaliação Externa das Escolas e da Inspeção-Geral da Educação e Ciência em Portugal]". In Avaliação institucional de escolas e Inspeção: perspetivas teórico-conceptuais [Institutional evaluation of schools and Inspection: theoretical-conceptual perspectives], 165-174. Porto, Portugal: Porto Editora, 2020.
    Publicado
  7. José Augusto Pacheco (C61F-7EC6-8365); Sousa, Joana; Ila Beatriz Maia. "Higher Education: challenges for the 21st century (curricular, pedagogical and evaluative) [Ensino superior: desafios para o século XXI (curricular, pedagógico e avaliativo)]". In 31 challenges for higher education. Essays, editado por Liliana Rodrigues, 131-137. Funchal, Portugal: Imprensa Académica, 2020.
    Publicado
  8. Sousa, Joana; José Augusto Pacheco (C61F-7EC6-8365). "Curriculum policies in the post-LBSE period (1986-2017). Cycles of change in pre-school education and basic and secondary education [Políticas curriculares no período pós-LBSE (1986-2017). Ciclos de mudança na educação pré-escolar e nos ensinos básico e secundário]". In Estudos de Currículo, editado por José Augusto Pacheco (C61F-7EC6-8365); Maria do Céu Roldão; Maria Teresa Estrela, 130-176. Porto, Portugal: Porto Editora, 2018.
    Publicado
  9. Sousa, Joana; José Carlos Morgado; FILIPA ISABEL BARRETO DE SEABRA BORGES (991A-6004-246D); Helena Queirós. "External evaluation of schools and its effects: The perspective of school actors [Avaliação externa e seus efeitos: A perspetiva dos atores escolares]". In Estudos sobre Avaliação Externa de Escolas, editado por Carlos Barreira; Maria da Graça Bidarra; Maria Vaz-Rebelo, 221-254. Porto, Portugal: Porto Editora, 2016.
    Publicado
  10. Sousa, Joana; José Augusto Pacheco. "Impacto de políticas transnacionais na escola, na formação de professores e no trabalho docente [Impact of transnational policies on school, teacher training and teaching]". In Intersecções entre pesquisas/pesquisadores experientes e pesquisas/pesquisadores iniciantes, 61-77. São Carlos, Brasil: Pedro & João Editores, 2016.
    Publicado
  11. Sousa, Joana; Helena Queirós. "Avaliação externa de escolas: Do referencial aos estudos empíricos [External evaluation of schools: From the framework to the empirical studies]". In Avaliação Externa de Escolas: Quadro Teórico/Conceptual, editado por José Augusto Pacheco, 89-118. Porto, Portugal: Porto Editora, 2014.
    Publicado
  12. Sousa, Joana; Helena Queirós. "Impacto e efeitos da avaliação externa: Estudos empíricos na educação pré-escolar e creche, no ensino básico e em escolas de ensino especializado da música [The impact and the effects of external evaluation of schools: Empirical studies in pre-school and daycare, in basic education and in specialized music schools]". In Avaliação Externa das Escolas do Ensino não Superior – Coordenadas e processos de um projeto de investigação, editado por Ana Mouraz; Sandra Valadas; José Augusto Pacheco, 301-313. Porto, Portugal: Centro de Investigação e Intervenção Educativas, 2013.
    Publicado
Edição de livro
  1. Sousa, Joana; José Augusto Pacheco (C61F-7EC6-8365); José Carlos Morgado; Isabel Carvalho Viana. Currículo, Inovação e Flexibilização em Educação [Curriculum, Innovation and Flexibility in Education]. Braga, Portugal: Centro de Investigação em Educação. 2020.
    Publicado • Editor
  2. José Augusto Pacheco (C61F-7EC6-8365); José Carlos Mogado; Sousa, Joana. Avaliação institucional: perspetivas teórico-conceptuais [Institutional evaluation: theoretical-conceptual perspectives]. Porto, Portugal: Porto Editora. 2020.
    No prelo • Editor
  3. Sousa, Joana; José Augusto Pacheco; José Carlos Morgado. Flexibilizar e Inovar o Currículo para mudar e melhorar a escola [Flexibility and Curriculum Innovation to change and improve the school]. Braga, Portugal: Centro de Investigação em Educação. 2019.
    Publicado • Editor
  4. Sousa, Joana; Isabel Carvalho Viana; Ana Maria Serrano; Carlos Silva; José Carlos Morgado; Teresa Vilaça. Ensino transversal: flexibilidade curricular e inovação [Cross-cutting education: curriculum flexibility and innovation]. Braga, Portugal: Centro de Investigação em Estudos da Criança. 2019.
    Publicado • Editor
  5. Sousa, Joana; José Carlos Morgado; António Flávio Moreira; Arlindo Vieira. Currículo, Formação e Internacionalização: desafios contemporâneos [Curriculum, Training and Internationalization: contemporary challenges]. Braga: Centro de Investigação em Educação. 2018.
    Publicado • Editor
  6. Sousa, Joana; Isabel Carvalho Viana; Ana Maria Serrano; Carlos Silva; Isabel Candeias; José Carlos Morgado; Teresa Vilaça. CROSSCUT 2018 - International Congress of Cross-Curricular Teaching, Curriculum Flexibility and innovation [Congresso Internacional de Ensino Transversal, Flexibilidade Curricular e Inovação]. Programme and Abstracts [Livro de Programa e Resumos]. Braga, Portugal: Centro de Investigação em Estudos da Criança. 2018.
    Publicado • Editor
  7. Sousa, Joana; José Augusto Pacheco; Márcia Aguiar. Currículo, história social das disciplinas, Conhecimento escolar, Gestão da escola e tecnologias [Curriculum, social history of subjects, School knowledge, School management and technologies]. Recife, Brasil: ANPAE. 2017.
    Publicado • Editor
  8. Sousa, Joana; José Carlos Morgado; Hipólito Norberto. Currículo, ideologia, teorias e políticas educacionais [Curriculum, ideology, theories and educational policies]. Recife, Brasil: ANPAE. 2017.
    Publicado • Editor
  9. Sousa, Joana; Giovana Mendes; José Carlos Morgado; Arlindo Vieira; Márcio Azevedo; Isabel Carvalho Viana. Educação, Formação e Crioulidade. Atas do III Colóquio Luso-Afro-Brasileiro de Questões Curriculares [Education, Training and Creole. Proceedings of the III Luso-Afro-Brazilian Colloquium on Curricular Issues]. Brasil. 2017.
    Publicado • Editor
  10. Sousa, Joana; José Augusto Pacheco. Seminário Internacional Avaliação Externa de Escolas [International Seminar External Evaluation of Schools]. Braga, Portugal: Centro de Investigação em Educação. 2015.
    Publicado • Editor
Poster em conferência
  1. Sousa, Joana. "Efeitos da Avaliação externa de Escolas na reestruturação curricular da educação de infância [Effects of the External evaluation of schools on the curricular restructuring of early childhood education]". Trabalho apresentado em Seminário “Avaliação Externa de Escolas: Contributos da investigação”, 2014.
  2. Sousa, Joana. "O impacto de um dispositivo de avaliação externa na avaliação da qualidade em creche. Um estudo sobre as perspetivas de desenvolvimento profissional nos educadores de infância [The impact of an external evaluation device on daycare quality assessment. A study on the perspectives of professional development in early childhood educators]". Trabalho apresentado em Seminário “Avaliação Externa de Escolas: Princípios, processos e efeitos”, 2012.
Resumo em conferência
  1. Sousa, Joana; José Augusto Pacheco (C61F-7EC6-8365). "External Evaluation of Schools in Portugal and the Global Agenda. European Conference on Educational Research". Trabalho apresentado em ECER 2021 “Education and Society: expectations, prescriptions, reconciliations”, 2021.
  2. Sousa, Joana; José Augusto Pacheco (C61F-7EC6-8365). "External Evaluation of Schools in Portugal and the perceptions of the Kindergarten Teachers". Trabalho apresentado em ECER 2021 “Education and Society: expectations, prescriptions, reconciliations”, 2021.
  3. Sousa, Joana; José Augusto Pacheco (C61F-7EC6-8365). "Following Evaluation of Schools Glocal Actors: The case of the Schools’ External Evaluation in Portugal". Trabalho apresentado em WERA 2020 Focal Meeting, 2021.
  4. José Augusto Pacheco (C61F-7EC6-8365); Sousa, Joana; Ila Beatriz da Silva Maia. "Institutional evaluation of higher education and non-higher education contexts. A global perspective from the Portuguese reality". Trabalho apresentado em WERA 2020 Focal Meeting, 2021.
  5. Sousa, Joana; José Augusto Pacheco; Ila Beatriz Maia. "Avaliação externa das escolas: para um quadro de estudo das políticas, dos processos e das práticas [External Evaluation of Schools: a framework for studying policies, processes and practices]". Trabalho apresentado em XXVI Colóquio AFIRSE “Tempos, espaços e artefactos em educação”, Lisboa, 2019.
    Publicado
  6. Sousa, Joana. "For a perspective about the schools' evaluations [Para uma perspetiva sobre a avaliação das escolas]". Trabalho apresentado em CROSSCUT 2018 - International Congress of Cross-Curricular Teaching, Curriculum Flexibility and innovation, Guimarães, 2018.
    Publicado
  7. Sousa, Joana; José Augusto Pacheco. "Avaliação Externa e Autoavaliação de Escolas: um estudo empírico no contexto de um Observatório de Autoavaliação de Escolas [External evaluation of schools and schools' self-evaluation: an empirical study in the context of a Self-Evaluation Observatory of Schools]". Trabalho apresentado em XXIV Colóquio AFIRSE “Escola: dinâmicas e atores”, Lisboa, 2017.
  8. Sousa, Joana; Natália Costa; José Augusto Pacheco. "Avaliação Externa e Autoavaliação num Agrupamento de Escolas identificado como Território Educativo de Intervenção Prioritária TEIP [External Evaluation and Self-Evaluation in a Group of Schools identified as the Educational Territory of Priority Intervention - TEIP]". Trabalho apresentado em XXIV Colóquio AFIRSE “Escola: dinâmicas e atores”, Lisboa, 2017.
    Publicado
  9. Sousa, Joana; José Augusto Pacheco. "External evaluation of schools: What is changing in the early childhood curriculum practices? [Avaliação externa das escolas: o que está a mudar nas práticas curriculares da primeira infância?]". Trabalho apresentado em 3rd European Conference on Curriculum Studies, Stirling, 2017.
    Publicado
  10. Sousa, Joana; José Augusto Pacheco. "External evaluation of schools: An analysis through national and international evaluation reports [Avaliação externa das escolas: uma análise através de relatórios de avaliação nacionais e internacionais]". Trabalho apresentado em ECER 2017 - European Conference on Educational Research, Copenhagen, 2017.
    Publicado
  11. "Schools´ External Evaluation". 2017.
  12. Sousa, Joana Raquel Faria; Pacheco, José Augusto. "Avaliação externa das escolas: perspetivas da implementação do modelo no sistema educativo português [External evaluation of schools: perspectives on the implementation of the model in the Portuguese educational system]". Trabalho apresentado em XIII SPCE - Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação, 2016.
  13. Sousa, Joana; José Augusto Pacheco. "Uma visão curricular da Lei de Bases do Sistema Educativo [A curricular perspective of the Basic Law of the Educational System]". 2016.
  14. "Avaliação Externa e Autoavaliação num Agrupamento de Escolas TEIP". 2016.
Tese / Dissertação
  1. Sousa, Joana Raquel Faria. "Conceptualizing the pre-school education curriculum in the context of the external evaluation of schools in Portugal [Conceptualizar o currículo da educação pré-escolar no contexto da avaliação externa das escolas em Portugal]". Doutoramento, Universidade do Minho, 2019. http://hdl.handle.net/1822/60319.
  2. Sousa, Joana Raquel Faria. "Impacto de um dispositivo de avaliação externa na avaliação da qualidade em creche: um estudo sobre as perspetivas de desenvolvimento profissional nos educadores de infância [The impact of an external evaluation device on quality assessment in daycare centers: a study on the perspectives of professional development in early childhood educators]". Mestrado, Universidade do Minho, 2013. http://hdl.handle.net/1822/28917.
  3. "Impacto de um dispositivo de avaliação externa na avaliação da qualidade em creche". 2013.

Outros

Outra produção
  1. Aprendizagem baseada em projeto. Texto pedagógico elaborado para uma Oficina de Formação. 2018. José Augusto Pacheco (C61F-7EC6-8365); Sousa, Joana; Conceição Lamela.
Atividades

Apresentação oral de trabalho

Título da apresentação Nome do evento
Anfitrião (Local do evento)
2019/06 Curriculum Studies: a note on the non-epistemological crisis in an era of accountability policies [Estudos Curriculares: uma nota sobre a crise não epistemológica numa era de políticas de responsabilização] 4th Euro ACS Conference on Curriculum Studies. "Curriculum: origins, trajectories and practices"
University of Maynooth (Maynooth, Irlanda)
2019/02/22 O currículo da educação pré-escolar no contexto da Avaliação Externa das Escolas [The kindergarten curriculum in the context of the Schools’ External Evaluation] I MAEE - Mecanismos de mudança nas escolas e na inspeção; IV SOAAE - Observatório de Autoavaliação de Escolas “Currículo, Avaliação e Práticas escolares”
Universidade do Minho (Braga, Portugal)
2018/11 Perceções sobre o currículo da educação pré-escolar no contexto da Avaliação Externa das Escolas em Portugal [Perceptions about the pre-school education curriculum in the context of Schools’ External Evaluation in Portugal] VI CLBSE- Colóquio Luso-Brasileiro de Sociologia da Educação
Universidade do Minho (Braga, Portugal)
2018/07 Research project: Conceptualising kindergarten curriculum in the Schools’ External Evaluation context [Projeto de investigação: conceptualizar o currículo da educação pré-escolar no contexto de Avaliação Externa das Escolas] EERA Summer School 2018: Qualitative and Mixed Methods Research Designs: From designing to publishing
Masaryk University (Brno, República Checa)
2018/06 For a perspective about the Schools’ External Evaluation [Para uma perspectiva sobre a Avaliação Externa das Escolas] CROSSCUT 2018 - International Congress of Cross-Curricular Teaching “Curriculum Flexibility and innovation”
Univerisidade do Minho (Guimarães, Portugal)
2017/11 Performativity practices and the curricular changes WERA Focal Meeting 2017
The Education University of Hong Kong (Hong Kong, Hong Kong)
2017/07 External Evaluation of Schools and curriculum [Avaliação Externa das Escolas e currículo] III CLABQC - Colóquio Luso-Afro-Brasileiro de Questões Curriculares - Educação, Formação e Crioulidade
University of Cabo Verde (Praia, Cabo Verde)
2017/05 External Evaluation of Schools and its effects on the early childhood education curriculum in Portugal [A Avaliação Externa de Escolas e os seus efeitos no currículo da educação pré-escolar em Portugal] Observatório de Práticas Escolares (OPE)
Santa Catarina State University (UDESC) (Florianópolis, Brasil)
2017/05 The influence of the External Evaluation of Schools on the curriculum [A influência da Avaliação Externa das Escolas no currículo] Seminário Internacional de políticas públicas em educação: avaliação educacional, prestação de contas e responsabilização (accountability) em contextos ibero e latino-americanos
University of West Santa Catarina (UNOESC) (Joaçaba, Brasil)
2017/03 An analysis of the school practices in the context of the curriculum theories [Uma leitura das práticas escolares no contexto das teorias curriculares] Curso de formação: Das salas de aula aos contextos sociais - políticas de regulação local
Centro de Formação Beatriz Serpa (Montemor-o-Novo, Portugal)
2017/02 The External Evaluation of Schools and teacher professional development [A Avaliação Externa das Escolas e o desenvolvimento profissional docente] Seminário Internacional Currículo e Desenvolvimento Profissional Docente
University of Minho (Braga, Portugal)
2016/11 Early childhood educators training: what challenges? [Formação de Educadores de Infância: que desafios?] Seminário da Rede para o Desenvolvimento de Novos Paradigmas da Educação: Que Educação para Portugal?
University of Lisbon (Lisbon, Portugal)
2016/10 The influence of the External Evaluation of Schools on curriculum [A influência da Avaliação Externa das Escolas no currículo] Seminário Luso-Brasileiro - Gestão, Currículo e Qualidade em Educação: Experiências em diferentes contextos
University of Minho (Braga, Portugal)
2016/06 Collaborative education research with stakeholders: the Schools Self-evaluation Observatory [Investigação colaborativa em educação com os stakeholders: o Observatório de Autoavaliação de Escolas]
University of Évora (Évora, Portugal)
2016/06 The effects of the External Evaluation of Schools on the early childhood curriculum EERA Summer School 2016: Methods and Methodology in Educational Research
Johannes Kepler University (Linz, Áustria)
2016/05 Schools Internal Evaluation: theoretical and conceptual framework [Avaliação Interna de Escolas: Quadro teórico e conceptual]
Agrupamento de Escolas de Gondifelos (Vila Nova de Famalicão, Portugal)
2015/09 External Evaluation of Schools effects on the restructuring of the early childhood curriculum in Portugal ECER 2015 - European Conference on Educational Research
University of Budapest (Budapest, Hungria)
2015/09 External evaluators and school principals' speeches: what coherence? [Os avaliadores externos e os discursos dos diretores de escola: que coerência?] XIII Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia
University of A Coruña (Coruña, Espanha)
2015/09 The internationalization of the External Evaluation of Schools: the global and the Portuguese perspective European Conference on Educational Research - ECER 2015
University of Budapest (Budapest, Hungria)
2015/05 External Evaluation of Schools: findings from a Case Study [Avaliação Externa das Escolas: Resultados de um Estudo de Caso]
University of Minho (Braga, Portugal)
2014/10 External Evaluation of Schools: a Case Study [Avaliação Externa das Escolas: Análise de um Estudo de Caso]
Lisbon University (Lisbon, Portugal)

Orientação

Título / Tema
Papel desempenhado
Curso (Tipo)
Instituição / Organização
2020/07 - Atual Efeitos da Avaliação da Escola na mudança das práticas curriculares [Effects of School Evaluation on changing curricular practices] (FCT/CIEd UI/BD/1554491/2022)
Orientador
Ciências da Educação, especialidade em Desenvolvimento Curricular (Doutoramento)
Universidade do Minho, Portugal
2019/12 - Atual Self-evaluation in the context of the External Evaluation of Schools: from the process development to the impact on curricular and pedagogical decisions [A autoavaliação no contexto da Avaliação Externa das Escolas: do desenvolvimento do processo ao impacto nas decisões curriculares e pedagógicas]
Coorientador
Ciências da Educação, especialidade em Desenvolvimento Curricular (Doutoramento)
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal
2023/04 - 2023/09 Trends in contemporary perspectives on the development of schools: a longitudinal analysis of External Evaluation of Schools reports, published by the General Inspectorate of Education and Science [Tendências das perspetivas contemporâneas sobre o desenvolvimento das escolas: uma análise longitudinal dos relatórios de Avaliação Externa das Escolas, publicados pela Inspeção-Geral da Educação e Ciência] - UMinho Research Initiation Award [Prémio de Iniciação à Investigação UMinho]
Orientador
Universidade do Minho, Portugal

Organização de evento

Nome do evento
Tipo de evento (Tipo de participação)
Instituição / Organização
2020/03/07 - Atual II MAEE - Seminário “Mecanismos de Mudança nas Escolas e na Inspeção” [II MAEE - Seminar Mechanisms of school and inspectorate change] (2020/03/07)
Congresso (Membro da Comissão Organizadora)
2020/02/07 - 2020/02/07 Sessão de esclarecimento do Observatório de Autoavaliação de Escolas [Self-Evaluation Observatory of Schools Meeting] (2020/02/07 - 2020/02/07)
Encontro (Coorganizador)
Universidade do Minho Centro de Investigação em Educação, Portugal
2019/09/20 - 2019/09/21 II SCIF – Seminário de Currículo, Inovação e Flexibilização [Seminar on Curriculum, Innovation and Flexibility] (2019/09/20 - 2019/09/21)
Seminário (Membro da Comissão Organizadora)
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal
2019/09/20 - 2019/09/20 II SCIF – Seminário de Currículo, Inovação e Flexibilização [Seminar on Curriculum, Innovation and Flexibility] - Moderadora da Conferência “Inovação Curricular e Pedagógica: contributos para uma reflexão” de Rui Trindade [Moderator of the Conference “Curricular and Pedagogical Innovation: contributions to a reflection” by Rui Trindade] (2019/09/20 - 2019/09/21)
Seminário (Outra)
Universidade do Minho Centro de Investigação em Educação, Portugal
2019/07/05 - 2019/07/05 Sessão de esclarecimento do Observatório de Autoavaliação de Escolas [Self-Evaluation Observatory of Schools Meeting] (2019/07/05 - 2019/07/05)
Encontro (Coorganizador)
Universidade do Minho Centro de Investigação em Educação, Portugal
2019/02/21 - 2019/02/23 V SOAAE - Seminário do Observatório de Autoavaliação de Escolas e o I Seminário do Projeto MAEE “Currículo, Avaliação e Práticas escolares” [Seminar of the Self-Evaluation Observatory of Schools and the 1st Seminar of the MAEE Project “Curriculum, Evaluation and School Practices”] - Coordenadora do secretariado do evento [Coordination of the secretariat] (2019/02/21 - 2019/02/23)
Seminário (Outra)
Universidade do Minho Centro de Investigação em Educação, Portugal
2018/09/10 - 2018/09/12 IV CLABQC - Colóquio Luso-Afro-Brasileiro de Questões Curriculares “Decisões Curriculares: Ensinar e Aprender na Escola e na Sociedade” [IV CLABQC - Luso-Afro-Brazilian Colloquium on Curricular Issues “Curricular Decisions: Teaching and Learning at School and in Society”] (2018/09/10 - 2018/09/12)
Congresso (Membro da Comissão Organizadora)
Universidade Lusíada de Lisboa Instituto de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2017/07 - 2018/09 Oficina de Formação “Práticas de inovação curricular em contexto escolar”, Agrupamento de Escolas de Freixo ["Practices of curricular innovation in the school context", Freixo School Cluster] (2017/07 - 2018/09)
Oficina (workshop) (Coorganizador)
Universidade do Minho Centro de Investigação em Educação, Portugal
2018/07/06 - 2018/07/07 I SCIF – Seminário de Currículo, Inovação e Flexibilização [Seminar on Curriculum, Innovation and Flexibility] (2018/07/06 - 2018/07/07)
Seminário (Membro da Comissão Organizadora)
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal
2018/06/28 - 2018/06/29 CROSSCUT - International Congress of Cross-Curricular Teaching “Curriculum Flexibility and innovation”, organized by the CROSSCUT network. [Congresso Internacional de Ensino Transversal Currícular “Flexibilidade Curricular e Inovação”, organizado pela rede CROSSCUT]. (2018/06/28 - 2018/06/29)
Congresso (Membro da Comissão Organizadora)
Universidade do Minho Centro de Investigação em Estudos da Criança, Portugal
2018/06/28 - 2018/06/29 CROSSCUT 2018 - International Congress of Cross-Curricular Teaching “Curriculum Flexibility and innovation” - Coordenadora do Simpósio Avaliação, Currículo e Ensino Transversal [Coordinator of the Symposium Evaluation, Curriculum and Cross-Curricular Teaching] (2018/06/28 - 2018/06/29)
Simpósio (Coorganizador)
Universidade do Minho Centro de Investigação em Estudos da Criança, Portugal
2018/01/24 - 2018/01/25 IV COLBEDUCA - Colóquio Luso-Brasileiro de Educação e II CIEE - Seminário de Currículo, Inclusão e Educação Escolar “Currículo e Inclusão em Tempos de Internacionalização” [IV COLBEDUCA - Luso-Brazilian Colloquium on Education and II CIEE - Seminar on Curriculum, Inclusion and School Education “Curriculum and Inclusion in Times of Internationalization”] (2018/01/24 - 2018/01/25)
Congresso (Membro da Comissão Organizadora)
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal

Universidade do Estado de Santa Catarina, Brasil
2018/01/24 - 2018/01/25 IV COLBEDUCA - Colóquio Luso-Brasileiro de Educação e II CIEE - Seminário de Currículo, Inclusão e Educação Escolar “Currículo e Inclusão em Tempos de Internacionalização” [Luso-Brazilian Colloquium on Education and II CIEE - Seminar on Curriculum, Inclusion and School Education “Curriculum and Inclusion in Times of Internationalization”] - Moderadora da Mesa-Redonda Currículo, internacionalização e educação inclusiva [Moderator of the Roundtable: Curriculum, internationalization and inclusive education] (2018/01/24 - 2018/01/25)
Congresso (Outra)
Universidade do Minho, Portugal
2017/07 - 2017/09 Oficina de Formação "Práticas de inovação curricular em contexto escolar", Agrupamento de Escolas de Pedome ["Pedagogical supervision in the context of the Schools’ External Evaluation", Pedome School Cluster] (2017/07 - 2017/09)
Oficina (workshop) (Coorganizador)
Universidade do Minho Centro de Investigação em Educação, Portugal
2017/07/06 - 2017/07/07 III CLABQC - Colóquio Luso-Afro-Brasileiro de Questões Curriculares “Educação, Formação e Crioulidade” [III Luso-Afro-Brazilian Colloquium on Curricular Issues “Education, training and Creolity”] (2017/07/06 - 2017/07/07)
Congresso (Membro da Comissão Organizadora)
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal

Universidade de Cabo Verde, Cabo Verde

Universidade do Estado de Santa Catarina, Brasil
2017/03 - 2017/05 Oficina de Formação "Supervisão pedagógica no contexto de Avaliação Externa de Escolas", Observatório de Autoavaliação de Escolas ["Pedagogical supervision in the context of the Schools’ External Evaluation", Self-Evaluation Observatory of Schools] (2017/03 - 2017/05)
Oficina (workshop) (Coorganizador)
Universidade do Minho Centro de Investigação em Educação, Portugal
2017/03/27 - 2017/03/27 VII ICCS - International Conference on Curriculum Studies “Concerning Curriculum Studies in Educational Experience” [Conferência Internacional sobre Estudos Curriculares “Considerando os Estudos Curriculares na Experiência Educacional”] (2017/03/27 - 2017/03/27)
Congresso (Membro da Comissão Organizadora)
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal
2017/03/27 - 2017/03/27 VII ICCS - International Conference on Curriculum Studies “Concerning Curriculum Studies in Educational Experience” [International Conference on Curriculum Studies “Concerning Curriculum Studies in Educational Experience”] - Moderadora da Conferência “Curriculum and Post-Colonial Studies” de Jesus Maria Sousa [Moderator of the Conference “Curriculum and Post-Colonial Studies” by Professor Jesus Maria Sousa ] (2017/03/27 - 2017/03/27)
Congresso (Outra)
Universidade do Minho Centro de Investigação em Educação, Portugal
2017/03 - 2017/03 Curso de Formação "Das salas de aula aos contextos sociais – políticas de regulação local", Escola Secundária de Montemor-o-Novo e Centro de Formação Beatriz Serpa Branco ["From classrooms to social contexts: local regulation policies", Montemor-o-Novo School Cluster and Beatriz Serpa Branco Schools Association Training Centers (CFAE)] (2017/03 - 2017/03)
Oficina (workshop) (Coorganizador)
Universidade do Minho Centro de Investigação em Educação, Portugal
2017/02/06 - 2017/02/06 Seminário Internacional “Currículo e Desenvolvimento Profissional Docente” ["Curriculum and Teachers Professional Development"] (2017/02/06 - 2017/02/06)
Seminário (Membro da Comissão Organizadora)
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal
2017/02/04 - 2017/02/04 III SOAAE - Seminário do Observatório de Autoavaliação das Escolas “Supervisão Pedagógica no contexto de Avaliação Externa de Escolas” [III SOAAE - Seminar of the Self-Evaluation Observatory of Schools "Pedagogical Supervision in the context of the Schools’ External Evaluation"] (2017/02/04 - 2017/02/04)
Seminário (Membro da Comissão Organizadora)
Universidade do Minho Centro de Investigação em Educação, Portugal
2017/02 - 2017/02 XXIV Colóquio da AFIRSE Portugal “A escola: dinâmicas e Atores” [AFIRSE Portugal Colloquium “The School: Dynamics and Actors”] - Moderadora de um painel de comunicações [Moderator of a communications panel] (2017/02/02 - 2017/02/04)
Congresso (Outra)
Universidade de Lisboa Instituto de Educação, Portugal
2016/11/19 - 2016/11/19 II SOAAE - Seminário do Observatório de Autoavaliação de Escolas “Autoavaliação de Escolas: Perspetivas sobre o novo ciclo de avaliação” [II SOAAE - Seminar of the School Self- Evaluation Observatory “School Self-Evaluation: Perspectives about the new external evaluation cycle”] (2016/11/19 - 2016/11/19)
Seminário (Membro da Comissão Organizadora)
Universidade do Minho Centro de Investigação em Educação, Portugal
2016/10 - 2016/10 Seminário “Escola: Aprendizagens, Indisciplina e Avaliação” [“School: Learning, Indiscipline and Evaluation”] - ¿ Moderadora da Conferência “Escalando o pódio. A excelência académica na escola pública” de Leonor Lima Torres [Conference Moderator “Climbing the podium. Academic excellence in public schools” by Leonor Lima Torres] (2016/10/21 - 2016/10/22)
Seminário (Outra)
Universidade do Minho Centro de Investigação em Educação, Portugal
2016/10 - 2016/10 Curso de formação “Seminário Outono - Escola: Aprendizagens, Indisciplina e Avaliação” ["School: Learning, Indiscipline and Evaluation"] (2016/10 - 2016/10)
Oficina (workshop) (Coorganizador)
Universidade do Minho Centro de Investigação em Educação, Portugal
2016/08/31 - 2016/09/02 II CLABQC - Colóquio Luso-Afro-Brasileiro de Currículo, VIII Colóquio Luso-Brasileiro de Currículo, XII Colóquio sobre Questões Curriculares [II Luso-Afro-Brazilian Curriculum Colloquium, VIII Luso-Brazilian Curriculum Colloquium and XII Colloquium on Curricular Issues “Between the common and the singular”] (2016/08/31 - 2016/09/02)
Congresso (Membro da Comissão Organizadora)
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal

Universidade Federal de Pernambuco, Brasil
2016/07/11 - 2016/07/12 I CIEE - Seminário “Currículo, Inclusão e Educação Escolar” [Curriculum, Inclusion and School Education] (2016/07/11 - 2016/07/12)
Seminário (Membro da Comissão Organizadora)
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal

Universidade Federal do Pará, Brasil
2016/06/13 - 2016/06/14 Seminário “Cooperação, Educação e Desenvolvimento: Contextos, atores e práticas" [“Cooperation, Education and Development: Contexts, actors and practices"] - Coordenadora do Secretariado do evento [Coordinator of the event's Secretariat] (2016/06/13 - 2016/06/14)
Seminário (Outra)
Universidade do Minho, Portugal
2016/02/26 - 2016/02/27 I SOAAE - I Seminário do Observatório de Autoavaliação de Escolas “Contextos e Práticas de Autoavaliação” [I Seminar of the Self-Evaluation Observatory of Schools “Contexts and Practices of Self-Evaluation”] (2016/02/26 - 2016/02/27)
Seminário (Membro da Comissão Organizadora)
Universidade do Minho Centro de Investigação em Educação, Portugal
2016/02 - 2016/02 Oficina de formação “Organização e gestão: monotorização e autoavaliação” ["Organization and management: monitoring and self-evaluation"] (2016/02 - 2016/02)
Oficina (workshop) (Coorganizador)
Universidade do Minho Centro de Investigação em Educação, Portugal
2016/02 - 2016/02 I SOAAE - Curso de formação “Seminário do Observatório de Autoavaliação de Escolas” ["Seminar of the School Self-Evaluation Observatory"] (2016/02 - 2016/02)
Oficina (workshop) (Coorganizador)
Universidade do Minho Centro de Investigação em Educação, Portugal
2015/03 - 2016/01 Oficina de formação “Organização e gestão: monotorização e autoavaliação” ["Organization and management: monitoring and self-evaluation"] (2015/03 - 2016/01)
Oficina (workshop) (Coorganizador)
Universidade do Minho Centro de Investigação em Educação, Portugal
2015/05/08 - 2015/05/09 Seminário Internacional "Avaliação Externa de Escolas" ["Schools’ External Evaluation"], realizado no âmbito do projeto de investigação "Impacto e Efeitos da Avaliação Externa de Escolas do Ensino Não Superior" [Impact and Effects of External Evaluation of Schools of Non-Higher Education] (FCT -PTDC/CPE-CED/116674/2010) (2015/05)
Seminário (Membro da Comissão Organizadora)
Universidade do Minho Centro de Investigação em Educação, Portugal
2015/02 - 2015/02 II Colóquio Internacional de Ciências Sociais da Educação “O Governo das Escolas: Atores, políticas e práticas” [II International Colloquium on Social Sciences of Education “The Government of Schools: Actors, policies and practices”] - Moderadora de um painel de comunicações [Moderator of a communications panel] (2015/02/01 - 2015/02/03)
Congresso (Outra)
Universidade do Minho, Portugal

Participação em evento

Descrição da atividade
Tipo de evento
Nome do evento
Instituição / Organização
2020/07/17 - 2020/07/17 A docência e o desafio da inclusão: práticas na UAveiro e na UMinho [Teaching and the challenge of inclusion: practices at UAveiro and UMinho]
Conferência
Docência +
Universidade do Minho, Portugal

Universidade de Aveiro, Portugal
2020/07/06 - 2020/07/17 Docência +: Transformação [Teaching +: Transformation]
Simpósio
Docência +
Universidade do Minho, Portugal

Universidade de Aveiro, Portugal
2020/07/06 - 2020/07/10 VoxVote e Mentimeter
Oficina (workshop)
Docência +
Universidade do Minho, Portugal

Universidade de Aveiro, Portugal
2020/07/06 - 2020/07/10 Ted Ed
Oficina (workshop)
Docência +
Universidade do Minho, Portugal

Universidade de Aveiro, Portugal
2020/07/06 - 2020/07/10 Perusall
Oficina (workshop)
Docência +
Universidade do Minho, Portugal

Universidade de Aveiro, Portugal
2020/07/08 - 2020/07/08 Students as partners: empowering students to actively improve their university experience
Conferência
Docência +
Universidade do Minho, Portugal

Universidade de Aveiro, Portugal
2020/06/26 - 2020/06/26 Tudo o que precisa de saber para publicar em acesso aberto: Think. Check. Submit [Everything you need to know to publish in open access: Think. Check. Submit]
Oficina (workshop)
Tudo o que precisa de saber para publicar em acesso aberto: Think. Check. Submit [Everything you need to know to publish in open access: Think. Check. Submit]
Universidade do Minho, Portugal
2020/06/25 - 2020/06/25 Plagiarism
Oficina (workshop)
Elsevier Inc, Estados Unidos
2020/06/25 - 2020/06/25 Disciplines and interdisciplinarity in doctoral education
Congresso
2020 EUA-CDE Annual Meeting online series
European University Association Council for Doctoral Education (EUA-CDE), Bélgica
2020/06/16 - 2020/06/16 Ins and Outs of MathSciNet
Oficina (workshop)
Ins and Outs of MathSciNet
Universidade do Minho, Portugal
2020/06/15 - 2020/06/15 ProQuest Business Premium Collection: from ABI/INFORM to Hoovers, economy resources for your research
Oficina (workshop)
ProQuest Business Premium Collection: from ABI/INFORM to Hoovers, economy resources for your research
Universidade do Minho, Portugal
2020/06/12 - 2020/06/12 Authorship
Oficina (workshop)
Authorship
Elsevier Inc, Estados Unidos
2020/06/08 - 2020/06/08 Academic search complete: pesquisas básicas e avançadas [Academic search complete: basic and advanced searches]
Oficina (workshop)
Academic search complete: pesquisas básicas e avançadas [Academic search complete: basic and advanced searches]
Universidade do Minho, Portugal
2020/06/04 - 2020/06/04 Fontes de Informação Europeia na Internet [European Information Sources on the Internet]
Oficina (workshop)
Fontes de Informação Europeia na Internet [European Information Sources on the Internet]
Centro de Informação Europeia Jacques Delors, Portugal
2020/05/07 - 2020/05/07 Tirar partido da educação para os media digitais na quarentena [Take advantage of education by the digital media during quarantine]
Oficina (workshop)
Tirar partido da educação para os media digitais na quarentena [Take advantage of education by the digital media during quarantine]
2020/04/24 - 2020/04/24 Impacto do RepositóriUM no mundo: factos, números e testemunhos [Impact of RepositóriUM in the world: facts, figures and testimonies]
Oficina (workshop)
Impacto do RepositóriUM no mundo: factos, números e testemunhos [Impact of RepositóriUM in the world: facts, figures and testimonies]
Universidade do Minho, Portugal
2020/03/27 - 2020/03/27 Publicar dados: garantir que os meus dados assumem um papel mais proeminente [Publish data: ensure that my data takes on a more prominent role]
Oficina (workshop)
Publicar dados: garantir que os meus dados assumem um papel mais proeminente [Publish data: ensure that my data takes on a more prominent role]
Universidade do Minho, Portugal
2020/03/27 - 2020/03/27 Publicar dados: garantir que os meus dados assumem um papel mais proeminente [Publish data: ensure that my data takes on a more prominent role]
Oficina (workshop)
Publicar dados: garantir que os meus dados assumem um papel mais proeminente [Publish data: ensure that my data takes on a more prominent role]
Universidade do Minho, Portugal
2020/01/30 - 2020/01/30 Do mapa mental à narrativa digital: metodologia ativa para a construção e comunicação do saber [From the mind map to the digital narrative: active methodology for the construction and communication of knowledge]
Oficina (workshop)
Do mapa mental à narrativa digital: metodologia ativa para a construção e comunicação do saber [From the mind map to the digital narrative: active methodology for the construction and communication of knowledge]
Universidade do Minho, Portugal
2020/01/29 - 2020/01/29 O jogo da aula: estratégias para a promoção da participação na sala de aula [The classroom game: strategies for promoting participation in the classroom]
Oficina (workshop)
O jogo da aula: estratégias para a promoção da participação na sala de aula
Universidade do Minho, Portugal
2020/01/29 - 2020/01/29 Provocar o Pensamento Crítico, a Empatia e a Imaginação dos estudantes com abordagens baseadas em artes e no diálogo [To provoke critical thinking, empathy and imagination of students with approaches based on arts and dialogue]
Oficina (workshop)
Provocar o Pensamento Crítico, a Empatia e a Imaginação dos estudantes com abordagens baseadas em artes e no diálogo
Universidade do Minho, Portugal
2020/01/28 - 2020/01/28 Media Training: como estabelecer relação com os média [Media Training: how to establish a relationship with the media]
Oficina (workshop)
Media Training: como estabelecer relação com os média
Universidade do Minho, Portugal
2020/01/27 - 2020/01/27 Challenge Based Learning - A New Role for Universities to Contribute to Social Transformation and Public Good.
Oficina (workshop)
Challenge Based Learning - A New Role for Universities to Contribute to Social Transformation and Public Good
Universidade do Minho, Portugal
2020/01/16 - 2020/01/17 Winter School "Data analysis in quantitative studies" Winter School "Data analysis in quantitative studies"
Universidade do Minho, Portugal
2019/11/04 - 2019/11/29 Microsoft Office Excel (formação avançada) [Microsoft Office Excel (advanced training)]
Oficina (workshop)
Microsoft Office Excel (formação avançada) [Microsoft Office Excel (advanced training)]
Universidade do Minho, Portugal
2019/10/23 - 2019/10/23 Colégio Doutoral [Doctoral College]: “Doctoral education in the 21st century: aims, challenges and ways forward”
Seminário
Doctoral education in the 21st century: aims, challenges and ways forward
Universidade do Minho, Portugal
2019/10/18 - 2019/10/18 Avaliação ética de projetos de investigação em educação [Ethical evaluation of educational research projects]
Seminário
2.º Seminário de Formação CIEd – Avaliação ética de projetos de investigação em educação: normas e procedimentos
Universidade do Minho Centro de Investigação em Educação, Portugal
2019/05/30 - 2019/05/30 H2020 e Horizonte Europa - Estratégias para Construir Propostas Sólidas [H2020 and Horizon Europe - Strategies to Build Solid Proposals]
Oficina (workshop)
Universidade do Minho, Portugal
2019/05/27 - 2019/05/27 Infoday MSCA: Horizonte 2020 e transição para o Horizonte Europa [Infoday MSCA: Horizon 2020 and transition to Horizon Europe]
Simpósio
Jornadas PERIN 2019 "+Ciência, +Europa"
Agência Nacional de Inovação SA, Portugal
2019/04/09 - 2019/04/09 Horizonte Europa - Investigação e inovação na Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável [Horizon Europe - Research and innovation in the 2030 Agenda for Sustainable Development]
Oficina (workshop)
Horizonte Europa - Investigação e inovação na Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável [Europe Horizon - Research and innovation in the 2030 Agenda for Sustainable Development]
Agência Nacional de Inovação SA, Portugal
2019/03/15 - 2019/03/15 Gestão Documental (DocUM) - Novo interface da plataforma [Document Management (DocUM) - New platform interface]
Oficina (workshop)
Gestão Documental (DocUM) - Novo interface da plataforma
Universidade do Minho, Portugal
2018/11 - 2018/11 Preparação de Propostas em Colaboração para Estruturas de Apoio a Projetos [Preparation of Collaborative Proposals for Project Support Structures]
Oficina (workshop)
Preparação de Propostas em Colaboração para Estruturas de Apoio a Projetos [Preparation of Collaborative Proposals for Project Support Structures]
Agência Nacional de Inovação SA, Portugal
2018/07/09 - 2018/07/13 EERA Summer School "Qualitative and Mixed Methods Research Designs: From designing to publishing"
Oficina (workshop)
EERA Summer School "Qualitative and Mixed Methods Research Designs: From designing to publishing"
Masarykova univerzita, República Checa
2018/04/20 - 2018/04/20 Formação de Estudantes-avaliadores para as Comissões de Avaliação Externa no Ensino Superior (CAE) [Training of Student-Evaluators for External Evaluation Committees (CAE) in Portuguese Higher Education]
Oficina (workshop)
Formação de Estudantes-avaliadores para as Comissões de Avaliação Externa no Ensino Superior - CAE [Training of Student-Evaluators for External Evaluation Committees (CAE) in Portuguese Higher Education]
Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3ES) [Higher Education Assessment and Accreditation Agency ], Portugal
2018/03/21 - 2018/03/21 SCOPUS: Base de dados de referência e citação [SCOPUS: Reference and citation database]
Oficina (workshop)
SCOPUS: Base de dados de referência e citação [SCOPUS: Reference and citation database]
Universidade do Minho, Portugal
2018/03/07 - 2018/03/07 Fontes de Informação Europeia na Internet e Carreiras Internacionais [European Information Sources on the Internet and International Careers]
Oficina (workshop)
Fontes de Informação Europeia na Internet e Carreiras Internacionais [European Information Sources on the Internet and International Careers]
Centro de Informação Europeia Jacques Delors, Portugal
2018/02/28 - 2018/02/28 Fontes e Pesquisa de Informação Científica Online [Sources and Research of Scientific Information Online]
Oficina (workshop)
Fontes e Pesquisa de Informação Científica Online [Sources and Research of Scientific Information Online]
Universidade do Minho, Portugal
2018/02/15 - 2018/02/15 How to prepare your manuscript
Oficina (workshop)
How to prepare your manuscript
Elsevier Ltd, Reino Unido
2017/11/22 - 2017/12/15 Iniciação ao SPSS™ [Getting Started with SPSS™]
Oficina (workshop)
Iniciação ao SPSS™ [Getting Started with SPSS™]
Universidade do Minho, Portugal
2017/08/29 - 2017/08/29 Make career in research
Oficina (workshop)
Make career in research
Elsevier Ltd, Reino Unido
2017/03/22 - 2017/03/22 How to became a reviewer and what do editors expect?
Oficina (workshop)
How to became a reviewer and what do editors expect?
Elsevier Ltd, Reino Unido
2016/07/11 - 2016/07/15 EERA Summer School "Methods and Methodology in Educational Research"
Oficina (workshop)
EERA Summer School "Methods and Methodology in Educational Research"
Johannes Kepler Universität Linz, Áustria
2015/11/02 - 2015/12/09 Formação em voz e comunicação [Voice and communication training]
Oficina (workshop)
Formação em voz e comunicação [Voice and communication training]
Universidade do Minho, Portugal
2015/11/11 - 2015/11/11 How to respond to reviewers' comments
Oficina (workshop)
How to respond to reviewers' comments
Elsevier Ltd, Reino Unido
2015/10/25 - 2015/10/25 Portal do Eurostat: Estatísticas da União Europeia [Eurostat Portal: European Union Statistics]
Oficina (workshop)
Portal do Eurostat: Estatísticas da União Europeia [Eurostat Portal: European Union Statistics]
Universidade do Minho, Portugal
2015/10/01 - 2015/10/03 II Colóquio Internacional de Ciências Sociais da Educação [II International Colloquium on Social Sciences of Education]
Oficina (workshop)
Universidade do Minho, Portugal
2015/07/16 - 2015/07/18 Educação de Infância: Políticas e práticas [Early Childhood Education: Pratices and Policies]
Oficina (workshop)
Educação de Infância: Políticas e práticas [Early Childhood Education: Pratices and Policies]
Universidade do Minho, Portugal
2015/04/16 - 2015/04/16 EndNote Basic - Gestor de referências bibliográficas [Bibliographic reference manager]
Oficina (workshop)
EndNote Basic - Gestor de referências bibliográficas [Bibliographic reference manager]
Universidade do Minho, Portugal
2015/04/15 - 2015/04/15 Mendeley - Gestor de referências bibliográficas [Mendeley - Bibliographic reference manager]
Oficina (workshop)
Mendeley - Gestor de referências bibliográficas [Mendeley - Bibliographic reference manager]
Universidade do Minho, Portugal
2015/03/23 - 2015/03/23 InCities. Benchmarking & Analytics
Oficina (workshop)
InCities. Benchmarking & Analytics
Clarivate Analytics UK Limited, Reino Unido
2015/03/23 - 2015/03/23 Web of Science, including new version of JCR and ESI
Oficina (workshop)
Web of Science, including new version of JCR and ESI
Universidade do Minho, Portugal
2007/02 - 2007/04 Norwegian
Oficina (workshop)
Norwegian
OsloMet - storbyuniversitetet, Noruega

Júri de grau académico

Tema
Tipo de participação
Nome do candidato (Tipo de grau)
Instituição / Organização
2021/02/25 Orientações curriculares do ensino pré-escolar em Timor-Leste: um estudo exploratório sobre as perspetivas dos educadores [Curricular guidelines for pre-school education in Timor-Leste: an exploratory study on educators' perspectives]
Arguente principal
Natália Ximenes Pereira (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal

Arbitragem científica em conferência

Nome da conferência Local da conferência
2020/09/01 - 2021 WERA 2020+1 World Congress; 17th Spanish & 9th Ibero-American Education Conference, "Networking Education: Diverse Realities, Common Horizons" (SP) University of Santiago de Compostela
2020/08 - 2021 AERA 2021 Annual Meeting “Accepting Educational Responsibility” (EUA) Orlando, FL, EUA
2019/06/01 - 2020/01/31 II SCIF – Seminário de Currículo, Inovação e Flexibilização [Seminar of Curriculum, Innovation and Flexibility] (PT) Braga, Portugal
2019/11/02 - 2020/01/19 WERA 2020 World Congress; 17th Spanish & 9th Ibero-American Education Conference, "Networking Education: Diverse Realities, Common Horizons" (SP) Santiago de Compostela, Spain
2019/08/01 - 2019/12/02 V COLBEDUCA - Colóquio Luso-Brasileiro de Educação "Entre currículos nacionais e avaliações internacionais: os desafios de uma educação global" [Luso-Brazilian Conference on Education "Between national curricula and international assessments: the challenges of global education"] (BR) Santa Catarina State University (UDESC) & University of Minho (UMinho), Joinville, Brazil
2019/01/01 - 2019/05/01 WERA 2019 World Congress "Future of Democracy and Education: Realizing Equity and Social Justice Worldwide" (JPN) The University of Tokyo & Gakushuin University
2018/03/01 - 2018/06/01 WERA 2018 World Congress (RSA) Cape Town, South Africa
2017/11/01 - 2018/02/28 IV COLBEDUCA e II CIEE - Seminário de Currículo, Inclusão e Educação Escolar “Currículo e Inclusão em Tempos de Internacionalização" [Seminar of Curriculum, Inclusion and Education "Curriculum and Inclusion in Times of Internationalization"] (PT) University of Minho
2017/03/01 - 2017/12/22 III CLABQC - Colóquio Luso-Afro-Brasileiro de Questões Curriculares "Educação, Formação e Crioulidade" [Luso-Afro-Brazilian Colloquium on Curricular Issues "Education, Training and Creolity"] (CPV) Universidade de Cabo Verde, Praia

Arbitragem científica em revista

Nome da revista (ISSN) Editora
2020/07/24 - Atual Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (2176-6681) Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anisio Teixeira
2020/06/27 - Atual Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação (0104-4036)
2020/05/01 - Atual European Journal of Curriculum Studies European Association of Curriculum Studies (Euro-ACS); Portuguese Association of Curriculum Studies
2019/06/01 - Atual Education Policy Analysis Archives (1068-2341) Education Policy Analysis Archives
2019/02 - Atual Em Aberto (2176-6673) INEP - Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira
2018/02/01 - Atual SAGE Open (2158-2440) SAGE Publications
2016/02/01 - Atual Revista Educación, Política y Sociedad (2445-4109)
2015/12/01 - Atual Revista de Estudos Curriculares (2183-8755)

Comissão de avaliação

Descrição da atividade
Tipo de assessoria
Instituição / Organização Entidade financiadora
2020/02/01 - Atual External expert at Schools External Evaluation (IGEC) evaluation committee in Portugal [Perita externa nas visitas de Avaliação Externa das Escolas da IGEC]
Avaliador
Inspeção-Geral da Educação e Ciência (IGEC) [General-Inspection of Education and Science ], Portugal Inspeção-Geral da Educação e Ciência (IGEC) [General-Inspection of Education and Science ]
2018/09/01 - Atual External expert at External Evaluation Committees in Portuguese Higher Education institutions (CAE) as a student-evaluator of Higher Education and Internal Quality Assurance Systems of A3ES [Membro de Comissões de Avaliação Externa no Ensino Superior (CAE) como estudante-avaliadora do Ensino Superior e Sistemas Internos de Garantia da Qualidade da A3ES]
Avaliador
Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3ES) [Higher Education Assessment and Accreditation Agency ], Portugal Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3ES) [Higher Education Assessment and Accreditation Agency ]

Consultoria / Parecer

Descrição da atividade Instituição / Organização
2015/03 - Atual Observatório de Autoavaliação de Escolas [Schools Self-Evaluation Observatory] Schools monitoring facilitator in the north of Portugal, integrated in the Schools Self-Evaluation Observatory. Universidade do Minho, Portugal
2018/04/01 - 2019/09/30 Avaliação Externa dos Centros de Formação de Associação de Escolas (CFAE) [Evaluation of the Schools Association Training Centers] Inspeção-Geral da Educação e Ciência (IGEC) [General-Inspection of Education and Science ], Portugal

Universidade do Minho, Portugal

Curso / Disciplina lecionado

Disciplina Curso (Tipo) Instituição / Organização
2020/09 - 2021/02 Introduction to Professional Practice III - Analysis of Training Projects [Iniciação à Prática Profissional III - Análise de Projetos de Formação] (Licenciatura) Universidade do Minho, Portugal
2020/02/05 - 2020/06/17 Curricular Theory and Development II [Teoria e Desenvolvimento Curricular II] Educação (Licenciatura) Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal
2020/02/15 - 2020/06/06 Advanced Themes on Curriculum Studies [Temas Avançados em Estudos Curriculares ] (Doutoramento) Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal
2019/09/27 - 2020/01/17 Thesis Project on Curricular Studies and Educational Technology [Projeto de Tese em Estudos Curriculares e Tecnologia Educativa] (Doutoramento) Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal
2019/09/27 - 2020/01/17 Advanced Themes on Curriculum Studies and Educational Technology [Temas Avançados em Estudos Curriculares e Tecnologia Educativa] (Doutoramento) Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal
2019/02 - 2019/06 Advanced Themes on Curriculum Studies [Temas Avançados em Estudos Curriculares ] (Doutoramento) Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal
2019/02 - 2019/06 Curriculum Development Research [Investigação em Desenvolvimento do Curricular] (Mestrado) Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal
2017/02 - 2017/06 Research Seminar on Curriculum Development and Educational Innovation [Seminário de Investigação em Desenvolvimento Curricular e Inovação Educativa] (Mestrado) Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal
2016/10 - 2017/02 Curriculum Theory and Development [Teoria e Desenvolvimento Curricular] (Mestrado) Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal
2015/10 - 2016/02 Research Seminar on Curriculum Development and Educational Innovation [Seminário de Investigação em Desenvolvimento Curricular e Inovação Educativa] (Mestrado) Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal

Membro de associação

Nome da associação Tipo de participação
2017/01/01 - Atual American Educational Research Association (AERA) [Associação Americana de Investigação Educacional] Member
2014/01/01 - Atual Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação (SPCE) [Portuguese Society of Educational Sciences] Member

Membro de comissão

Descrição da atividade
Tipo de participação
Instituição / Organização
2016/09/01 - 2019/08/31 Conselho Consultivo do Instituto de Educação. Membro efetivo interno, representante dos alunos dos Cursos de Pós-Graduação [Advisory Council of the Institute of Education. Delegate of the students of the Institute of Education]
Membro
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal
2016/01/01 - 2018/08/31 Comissão Diretiva do Doutoramento em Ciências da Educação. Representante dos alunos dos Cursos de Pós-Graduação [Directive Committee of the Ph.D. in Educational Sciences. Delegate of the Postgraduate students of the Institute of Education]
Membro
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal
2015/09/01 - 2017/08/31 Conselho do Instituto de Educação. Representante dos alunos dos Cursos de Pós-Graduação (1º suplente). [Council of the Institute of Education. Delegate of the students of the Institute of Education (1st substitute)]
Membro
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal
2015/09/01 - 2016/08/31 Conselho Pedagógico do Instituto de Educação. Representante dos alunos dos Cursos de Pós-Graduação (1º suplente) [Council of Pedagogical of the Institute of Education. Delegate of the students of the Institute of Education (1st substitute)]
Membro
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal

Tutoria

Tópico Nome do aluno
2020/02/18 - 2020/02/18 Conceito(s) de currículo [Curriculum concept(s)]. Inês Martins
Distinções

Prémio

2023 UMinho Research Initiation Prize [Prémio de Iniciação à Investigação UMinho]
Universidade do Minho, Portugal
2021 Postdoctoral Fellowship - Bolsa Ayudas María Zambrano
Universidad Autónoma de Madrid, Espanha
2015 EERA Emerging Researcher Research Award
European Educational Research Association (EERA, Alemanha

Outra distinção

2014 Bolsa de Doutoramento [Ph.D. Scholarship]
Fundação para a Ciência e a Tecnologia, Portugal